Os gastos com eletricidade fazem os consumidores quebrarem a cabeça em busca de meio para reduzir as despesas. Especialistas sugerem desligar alguns eletrodomésticos à noite para economizar energia. Olhe as dicas dos especialistas.
A lista dos eletrodomésticos que se deve desligar, pelo menos à noite, para poupar energia reúne desde aparelhos de TV a micro-ondas, rádio ou qualquer aparelho que tenha uma luzinha brilhante ou relógio digital.
De acordo com especialistas, essa medida simples e fácil pode gerar economia de mais de 9% de uma conta média de eletricidade. Em um ano, será mais de 100% de economia no total.
Veja agora o que fazer
Atenção, desligar os eletrodomésticos da tomada à noite ou quando não estiverem em uso, por exemplo, é o primeiro caminho.
- Desconecte os dispositivos que não estão em uso
Se não estiver em uso, desconecte-o. Isso vale para o aparelho de TV, chaleira, carregadores, extensões, micro-ondas, rádio, computador, roteador, entre outros.
- Use réguas de energia inteligentes
Utilize réguas de energia inteligentes que cortam automaticamente a energia dos dispositivos quando não estão em uso, o que facilita também na hora de desconectar;
- Entendo a própria casa
Tente compreender quais eletrodomésticos realmente são os que mais consomem, geralmente são aqueles com um relógio digital ou luz indicadora de standby, como seu micro-ondas ou equipamento de música. Prestar atenção a esses detalhes pode levar a grandes economias;
- Oriente todos em casa
Deve haver uma ação coletiva para que todos em casa compreendam a importância de desconectar e a diferença que isso pode fazer na sua conta de eletricidade.
Leia mais notícia boa
- Como financiar placas de energia solar e reduzir conta de luz em 90%
- Reator movido a energia solar recicla plásticos e gases do efeito estufa
- Sistema inovador brasileiro preserva memória do computador se energia cair
Recomendações da Aneel
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) preparou uma cartilha instruindo sobre como utilizar energia elétrica, reduzindo riscos ao consumidor.
- Antes de instalar a rede de energia em casa, consulte um especialista;
- Não jogue água nem pano molhado nas áreas dos interruptores;
- Jamais improvise, chame um profissional;
- Escolha os modelos de tomadas que estão no mercado, não tente inovar nisso.
Com informações da Aneel e do Misterios do Mundo