Brasil no topo! O surfista Filipe Toledo, nascido em Ubatuba, em São Paulo, não deu chance para o rival e se tornou bicampeão mundial da World Surf League (WSL). O evento decisivo foi em San Clemente, Estados Unidos.
Durante todo o ano, Filipe foi destaque e chegou a decisão com ampla vantagem em relação aos outros candidatos ao título. O atleta venceu as duas baterias, com 9 na primeira e 8,97 na segunda.
“Estou muito feliz, queria agradecer a Deus, minha família, meu time 77, muito obrigado, sem vocês eu não conseguiria”, comemorou Filipe assim que saiu da água. As primeiras palavras como bicampeão.
Ele de novo!
Com vantagem, Filipe Toledo disputou a final, onde saiu bicampeão, contra o australiano Ethan Wing.
Ethan se classificou no “mata-mata” disputando com outros quatro atletas e se garantiu na decisão ao superar o também brasileiro João Chianca e o norte-americano Griffin Colapinto.
Mas esquece, Filipinho estava inspirado e o título já era dele!
A primeira bateria foi facilmente vencida pelo brasileiro. Já na segunda, a disputa amornou e Filipe abriu vantagem com uma onda 5,17.
No final, o atleta brasileiro confirmou o título com um placar de 14,27 a 12,37, de Ethan.
Leia mais notícia boa
- Tita Tavares quer levantar casa e abrir escola de surfe para ajudar jovens
- Vovôs do surfe do Brasil ganham fama: na BBC de Londres
- Papa inicia beatificação do brasileiro Guido Schäffer, 1º santo surfista do mundo; VÍDEO
Percurso difícil
Apesar do título, o ano de 2023 pregou um susto no surfista.
Em junho, Filipinho saiu carregado da água após perder a bateria das oitavas de final de uma das etapas do Circuito Mundial de Surfe.
Direto a água para a ressonância magnética, o atleta pensou, em um primeiro momento, que havia estourado o joelho.
A notícia boa veio, e os resultados da ressonância foram positivos. Se tratava de uma lesão na cartilagem não tão séria.
Agora, bicampeão mundial, Filipe relembrou o percurso até o título.
“Foi difícil chegar até aqui hoje e estar confiante. Tive muitos pensamentos ruins em questão de segurança, se eu ia conseguir ganhar novamente. E, Deus me honrou. Então, estou aqui muito feliz. Papai do céu é maravilhoso. Acredita!”, comemorou.
O título de Filipe Toledo foi conquistado ontem durante o World Surf League (WSL).