Pesquisadores descobriram que uma dieta rica em vegetais ajuda no combate à infecção pulmonar e cria uma barreira saudável no órgão. Moléculas encontradas naturalmente em vegetais como brócolis, couve-flor e folhas verdes aumentam a atividade de uma proteína chamada receptor aril-hidrocarboneto (AHR).
Essas moléculas ajudam que os pulmões se mantenham saudáveis, como mostram os resultados das pesquisas. A descoberta é de cientistas do Instituto Francis Crick, em Londres (Reino Unido).
“O que identificamos é um eixo intestino-pulmão, que liga a dieta à proteção contra infecções pulmonares através das células endoteliais”, afirmou Jack Major, primeiro autor do artigo e cientista visitante em Crick.
AHR
O AHR pode ser encontrado em locais de barreira como o intestino e o pulmão.
Os benefícios da AHR nas células imunitárias já são bem compreendidos, mas novidade, que foi publicada na revista científica Nature, mostra como essa proteína é altamente ativa nas células que revestem os vasos sanguíneos do pulmão.
“Até recentemente, olhávamos principalmente para a proteção da barreira por meio das lentes das células imunológicas. Agora mostramos que a AHR é importante para manter uma barreira forte nos pulmões através da cama de células endoteliais, que é rompida durante a infecção”, disse Andreas Wack, líder do Laboratório de Imunorregulação de Crick.
Experimentos
A barreira pulmonar entre o corpo e o ar externo é composto por duas camadas, uma de células endoteliais e outra de células epiteliais.
Essa barreira deve ser mantida saudável contra a poluição, vírus e bactérias.
As experiências em roedores foi feita em etapas. Na primeira, os ratos eram infectados na tentativa de compreender como desenvolve o processo da AHR e a forma como afeta a barreira pulmonar.
Quando os ratos foram infectados com o vírus da gripe, por exemplo, foi encontrado sangue na área chamada de “espaço aéreo dos pulmões” uma espécie de vazamento na barreira.
Posteriormente, a equipe de Jack identificou que, com o AHR superativado, havia um vazamento menor de sangue nos espaços pulmonares.
Combate a infecção
Os pesquisadores também conseguiram chegar a conclusão que ratos com atividade de AHR aumentada não perderam tanto peso quando infectados pela gripe, sendo capazes de combater melhor uma infecção bacteriana e viral.
Apesar da redução de AHR, causada pela infecção, camundongos com uma dieta rica em ligantes de AHR tiveram melhor integridade da barreira e menos danos pulmonares durante toda a infecção.
“As pessoas podem ter menos probabilidade de manter uma boa dieta quando estão doentes, por isso não absorvem as moléculas dos vegetais que fazem este sistema funcionar. De qualquer forma, é uma boa ideia comer muitos vegetais crucíferos, mais importante ainda comê-los quando estiver doente!”, disse Andreas.
Leia mais notícia boa:
- Fazenda deixa pessoas carentes colherem frutas e vegetais de graça
- Vegetais simples para reduzir colesterol em 17%
- Comer 10 frutas e vegetais traz felicidade
Outras infecções
Para Jack, é importante entender como outros vírus se comportam com a AHR.
“Seria interessante investigar outros vírus respiratórios na AHR, e também se diferentes moléculas na nossa dieta utilizam outras vias além da AHR para afetar a função pulmonar através das células endoteliais”, explicou o pesquisador.
O pesquisador, responsável por identificar que vegetais auxiliam no combate à infecção pulmonar, disse que a AHR pode ser muito importante nas células de outros órgãos por funcionar como uma espécie de barreira.
Com informações de Fracis Crick Institute.