Com o calorão que atinge o país, é fundamental aprender a economizar energia já que o ar-condicionado virou obrigatório nesses tempos. Com o aparelho ligado por mais tempo, se não tomar cuidado, ele se transforma no vilão da conta de luz. Mas tem como contornar esse quadro para não receber surpresas desagradáveis no fim do mês.
Pesquisas de distribuidoras de energia mostram que o ar-condicionado é responsável por quase 45% do consumo doméstico e comercial nesta época do ano.
Por isso, estar com a manutenção do aparelho em dia é fundamental para não gastar muito. Outra dica é usar aparelhos do tipo inverter, que podem garantir uma economia de 80%, orienta o engenheiro David Gurevitz, especialista em conservação de energia e manutenção predial e diretor da empresa Delphi. (veja 10 dicas abaixo)
Atenção na hora de comprar
Segundo David, o retorno é rápido e certo. “O retorno do investimento feito com o novo aparelho pode ser obtido em apenas seis meses. Em alguns casos, com o uso diário, esse prazo pode ser ainda menor, até o fim do verão.”
Tudo começa na escolha na hora de comprar o aparelho que vai refrescar sua casa.
Busque ajuda de um profissional que vai conseguir indicar o aparelho perfeito para o ambiente desejado.
Aparelhos grandes para ambientes pequenos podem representar um gasto de energia desnecessário.
Os aparelhos pequenos para ambientes maiores podem forçar o ar-condicionado e elevar o gasto para manter a temperatura agradável.
Uma opção são os aparelhos inverter. Essa tecnologia foi desenvolvida com foco em diminuir o consumo de energia.
A inovação fica no sistema do compressor. Ele não nunca desliga completamente, evitando picos de energia, gelando o ambiente mais rápido e economizando até 80%!
Veja 10 dicas de como economizar energia tendo ar-condicionado em casa
1 – Mantenha a limpeza em dia
Limpe o filtro do ar-condicionado pelo menos uma vez por mês.
A sujeira é uma inimiga da economia. Ela impede a circulação do ar e força o aparelho a trabalhar muito mais. Para limpar o filtro, basta retirar a peça e lavar com bastante água corrente.
2 – Regule o termostato
O termostato é um dispositivo que detecta variações de temperatura e corrige essas variações. Assim, a temperatura fica sempre dentro dos valores pré-estabelecidos.
Estar com o termostato do ar regulado é importante para não gerar uma confusão no aparelho. Imagina que o ambiente já esteja climatizado e o ar-condicionado abaixar ainda mais a temperatura. Gasto desnecessário, não é?
3 – Compre o ar-condicionado certo
Procure um aparelho que tenha a quantidade mínima de BTUs para o ambiente que você quer refrescar.
Essa ajuda pode vir do próprio instalador do aparelho ou de arquitetos.
4 – Procure aparelhos eficientes
A eficiência de aparelhos de ar-condicionado pode ser medida pelo selo de consumo Procel. Com esse selo, é possível ver em qual faixa de consumo o objeto que você está comprando se situa.
A escala vai de A, sendo o que menos consome, até E, o que mais consome.
Leia mais notícia boa
- Desligar eletrodomésticos à noite contribui para economizar energia
- Verão 2024; especialista dá dicas de como economizar ao planejar férias
- Conta de luz: 800 mil consumidores de energia solar vão economizar até 95%
5 – Mantenha portas e janelas fechadas
Enquanto o ar-condicionado trabalha para climatizar o ambiente, mantenha portas e janelas fechadas.
É importante evitar qualquer entrada de ar externo no local. Com isso, é possível fazer o aparelho trabalhar menos e não forçar nada.
6 – Proteja os vidros
Evitar a entrada de calor do sol no ambiente também é uma dica muito importante. Se possível, utilize filmes para refletir e isolar termicamente os vidros.
Quanto menor a quantidade de calor que entra no ambiente, menos o ar-condicionado vai precisar funcionar. O que isso significa? E-C-O-N-O-M-I-A!
7 – Manutenção em dia
Outro ponto fundamental é manter a manutenção do aparelho em dia. Pelo menos uma vez por ano chame um técnico para ver como está a saúde do aparelho.
A limpeza interna do eletrodoméstico é muito difícil e deve ser feita por um técnico especializado. Não vai se aventurar não, ok?
8 – Cuidado com a instalação
Evite instalar o aparelho em locais de tenham grande incidência de sol ou muito próximo a equipamentos elétricos.
Isso vai fazer com que ele trabalhe sempre em potência máxima e aumente o gasto de energia.
9 – Desligue quando for preciso
Caso se ausente do ambiente por muito tempo, lembre-se sempre de desligar o ar! Deixar o aparelho ligado, sem ninguém no local, é um gasto muito desnecessário.
Se for preciso, deixe um recadinho na porta do local “Atenção, ao sair desligue o ar-condicionado”. Ninguém nunca mais vai esquecer!
10 – Cuidado com o pó
Se for realizar obra na casa ou até mesmo varrer o ambiente, cubra o ar-condicionado.
Com essa pequena ação você evita que o aparelho absorva o pó do local.
Com informações de Extra