Um novo medicamento pode ser a solução para quem não gosta de fazer exercícios físicos ou tem limitações. Conhecida como SLU-PP-322, a pílula estimula o metabolismo naturalmente e faz o corpo agir como se estivesse treinando para uma maratona!
O medicamento atua diretamente num grupo de proteínas do corpo conhecidas como ERRs, responsáveis por ativar as vias metabólicas do corpo. A descoberta foi publicada por pesquisadores da Universidade de Washington em St.Louis, no Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics.
“Quando você trata ratos com a droga, você pode ver que todo o metabolismo do seu corpo passa a usar ácidos graxos, o que é muito semelhante ao que as pessoas usam quando estão em jejum ou se exercitando”, disse Thomas Burris, professor de farmácia e coordenador da pesquisa.
Funcionamento
Com a droga, é possível fazer o corpo aumentar o gasto energético e elevar o metabolismo.
“Este composto basicamente diz ao músculo esquelético para fazer as mesmas mudanças que você vê durante o treinamento de resistência”, explicou Thomas.
Aumentando as atividades dos ERRs, os pesquisadores conseguiram simular no corpo dos camundongos um treinamento intenso e os resultados foram surpreendentes.
Leia mais notícia boa
- Exercício físico entre 7h e 9h da manhã faz perder mais peso, mostra pesquisa
- Exercício físico ajuda a fortalecer o coração; Veja dicas de como começar!
- Anvisa autoriza pesquisa clínica com CAR-T; paciente teve remissão do câncer
Resultados
Além de aumentar a resistência, no primeiro estudo, os animais conseguiram correr 50% mais longe do que conseguiam antes.
Em um segundo momento, a equipe testou a droga em ratos obesos, duas vezes por dia, por um mês.
Ao final do processo, os ratos ganharam 10 vezes menos gordura do que ratos que não tomaram o medicamento. Os bichinhos ainda perderam 12% do peso corporal.
“Eles usam mais energia apenas vivendo”, observou Thomas.
O segredo está na ativação de vias metabólicas importantes do corpo.
A equipe também disse que em um próximo trabalho, prestes a ser publicado, a droga apontou resultados para o tratamento de doenças.
“Os investigadores encontraram evidências de que o composto também pode tratar a insuficiência cardíaca em ratos, fortalecendo o músculo cardíaco”, informaram em um comunicado os pesquisadores.
Miméticos
O SLU-PP-322 faz parte do grupo dos “miméticos do exercício”, um grupo de medicamentos que proporciona benefícios sem aumentar a atividade física.
Em estágios iniciais, o tratamento está sendo desenvolvido para tratar pessoas com obesidade, diabetes, perda muscular relacionada à idade e pessoas com limitações que as impedem da prática do exercício.
Durante o envelhecimento, é comum perder massa magra. O processo pode acarretar em doenças e até mesmo acidentes devido a fraqueza do corpo.
“Isso pode manter as pessoas mais saudáveis à medida que envelhecem”, disse o pesquisador.
Diferentemente do Ozempic, o SLU não afeta o apetite nem mesmo a ingestão de alimentos.
Com informações de Eureka Alert.