Veja como coisas que parecem chatas no dia a dia podem ajudar na sua saúde. Estudos feitos em duas universidades mostram que limpar a casa e lavar roupa podem prevenir infarto e AVC. Ah, o mesmo vale para subir e descer escadas. Portanto, nada de reclamar!
A conclusão está em duas pesquisas diferentes, uma da Universidade de Sydney, na Austrália, e a outra da Universidade de Tulane, em Louisiana, nos Estados Unidos.
O estudo australiano indica que com apenas 10 minutos por dia de atividade, como limpar a casa e lavar roupa, é possível reduzir riscos e as ameaças de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). A outra pesquisa mostra que subir 50 degraus por dia diminui em 20% os riscos de doenças cardíacas.
Subir escadas
O professor da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, Lu Qi, está convencido que só um pouquinho de esforço é suficiente.
“Subir um pouco mais rápido as escadas é uma maneira eficiente em termos de tempo para melhorar a aptidão cardiorrespiratória”, disse o pesquisador, que publicou o estudo na revista científica Aterosclerosis.
Para testar os benefícios de subir escadas, foram examinadas informações e feitos testes com mais de 458 mil adultos. Os participantes foram acompanhados, em média, por 12,5 anos.
O estudo calculou a suscetibilidade das pessoas às doenças cardiovasculares com base no histórico familiar, fatores de risco estabelecidos, hábitos de vida e frequência de subir escadas.
Movimenta todos os músculos
Para o professor Nicolas Berger, da Universidade Teesside do Reino Unido, a explicação está nos efeitos do exercício físico no organismo como um todo.
Nicolas ressaltou que subir e descer escadas tonifica músculos como glúteos, quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas, bem como músculos do núcleo, observou Berger.
“Também requer muita atividade do sistema cardiovascular e é por isso que as pessoas muitas vezes ficam sem fôlego ao subir escadas”, afirmou o professor.
Lavar a roupa e limpar a casa
Os pesquisadores australianos descobriram ainda que atividades nem sempre muito agradáveis, como lavar roupa e limpar a casa são importantes para a saúde. Isso mesmo!
Após acompanhar 25 mil pessoas, que não praticavam esporte nem faziam exercício físico, mas mantinham essas atividades domésticas, os cientistas observaram que houve a redução da possibilidade de infarto e AVC.
Somente com essas atividades de rotina, caíram as chances de infarto e acidente vascular cerebral em 29% e foi diminuída a possibilidade de mortalidade em 44% em comparação com períodos muito curtos que duram menos de um minuto.
Para Matthew Ahmadi, da Universidade de Sydney, não precisa muito esforço. Segundo ele, com o mínimo, os efeitos aparecem e são positivos: bastam atividades moderadas de três minutos algumas vezes ao dia.
“Parece que isso pode trazer benefícios à saúde comparáveis a sessões mais longas, com duração de cinco a 10 minutos”, afirmou. “A mensagem aqui é que qualquer tipo de atividade é boa para a saúde.”
O estudo foi publicado na revista The Lancet Public Health.
Leia mais notícia boabr
- Mulher paralisada após AVC volta a falar com ajuda de inteligência artificial
- Injeção de células-tronco no coração reduz em 58% inflamação e infarto
- Pela voz, IA ajuda a identificar casos de AVC com mais precisão e rapidez
Dicas dos especialistas
Os especialistas dão algumas dicas para pessoas de 19 a 64 anos afastarem os riscos de infarto e AVC.
A mais importante delas: esforçar-se para fazer atividades físicas com frequência.
- Fazer pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada, como ciclismo ou caminhada rápida, todas as semanas e
- Manter uma rotina de exercícios de força em dois ou mais dias por semana que trabalham todos os principais músculos (pernas, quadris, costas, abdômen, peito, ombros e braços)
- Alternar períodos sentados com atividades leves.
Informações Daily Mail e do New York Times