Só Notícia Boa
Comercial
Prêmio Nobel 2023: veja quem são os vencedores deste ano
8 de outubro de 2023
- Renata Dias
O Prêmio Nobel 2023 quebrou diversas barreiras e reconheceu pessoas com diferenciais incríveis. - Foto: Google Imagens
O Prêmio Nobel 2023 quebrou diversas barreiras e reconheceu pessoas com diferenciais incríveis. - Foto: Google Imagens

Divulgados os últimos nomes dos escolhidos para o Prêmio Nobel 2023, os vencedores este ano se destacam pelas iniciativas que mudaram os rumos da história mundial. São personalidades reconhecidas e, que de certa forma, geram polêmica. A Nobel da Paz 2023, a iraniana Narges Mohammadi está presa e incomunicável no Irã. Ela luta pela liberdade de expressão.

O Nobel, uma das principais premiações mundiais, é concedido como reconhecimento de pessoas que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas em benefício da humanidade. Para o Nobel de Medicina, por exemplo, o prêmio foi concedido à pesquisa que contribuiu para a vacina contra Covid-19.

A Fundação Nobel e Academia Real da Suécia são responsáveis pela premiação. Os vencedores de cada recebem um diploma, uma medalha de ouro de 18 quilates e uma quantia milionária em coroas suecas. Veja os vencedores deste ano [a seguir].

Comercial

Nobel de Física

Os laureados, que significa coroa de ouro, são três pesquisadores o norte-americano Pierre Agostini, o alemão Ferenc Krausz e a húngara Anne L’Huillier.

Os vencedores foram escolhidos por causa dos “métodos experimentais que geram pulsos de luz de attossegundos para o estudo da dinâmica dos elétrons na matéria”.

A professora Anne soube da premiação durante o intervalo da aula, quando recebeu o telefonema, informando sobre o nome dela.

Porém, a vencedora do Prêmio Nobel não suspendeu a aula nem adiou, seguiu com os alunos em sala.

Nobel de Química

A exemplo do Nobel de Física, o de Química 2023 foi concedido a um trio de cientistas Moungi G. Bawendi, Louis E. Brus e Alexei I. Ekimov.

O trio desenvolveu pesquisas que levara à “descoberta e síntese de pontos quânticos”.

Essas partículas são os menores componentes da nanotecnologia espalham a luz a aparelhos de TV e lâmpadas LED.

Também podem orientar os cirurgiões na remoção de tecidos tumorais, entre muitas outras áreas.

O tunisiano Moungi chama a atenção pela modéstia. Ela admitiu que, no passado, quando fazia pós-graduação foi o pior aluno da turma e chegou a tirar uma nota baixíssima.

Nobel de Medicina

Uma dupla de pesquisadores recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2023 Katalin Karikó e Drew Weissman.

Ambos desenvolveram estudos que levaram às “descobertas sobre modificações de base que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA eficazes contra a Covid-19”.

O mecanismo desenvolvido pelos vencedores do Nobel de Medicina permitiu, por exemplo levar adiante uma estratégia mais eficaz, menos onerosa, estável e de fácil distribuição, visando a imunização da população.

Antes mesmo dos testes clínicos com as primeiras vacinas de mRNA, os cientistas se viram às voltas para apressar os estudos em decorrência da urgência imposta pela pandemia da Clovi-19.

Leia mais notícia boa

Nobel de Literatura

O vencedor do Prêmio Nobel da Literatura 2023 é o norueguês Jon Fosse, de 64 anos.

A Fundação Nobel informou que a escolha por Jon foi motivada “pelas suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”.

As obras de Jon vão em direção oposta ao clássico: reduzem o enredo ao mínimo e utilizam uma linguagem simples e sem adornos.

A chave da compreensão está no ritmo, na musicalidade e nas pausas. O Nobel 2023 escreve na forma menos comum do norueguês.

Jon tem mais de 40 peças entre obras de literatura, poesia e teatro. É bastante traduzido na Europa.

Pouco antes do anúncio, a Academia tentou contato com ele, mas Jon dirigia pelo campo.

Nobel da Paz

A iraniana Narges Mohammadi, de 51 anos, foi escolhida para receber o Prêmio Nobel da Paz 2023. Ela está presa, cumprindo pena por atos políticos e condenada também a receber chibatadas.

Narges está incomunicável. A agência oficial de notícias do Irã, a Irna, criticou a premiação.

Na agência, foi escrito: “Infelizmente, nos últimos anos, o Prêmio Nobel da Paz foi atribuído a fomentadores da guerra como Shimon Peres, Isaac Rabin e Barack Obama”.

Narges virou a voz das mulheres oprimidas e que lutam pelos direitos no Irã e em países que cerceiam a liberdade feminina.

A iraniana, segundo a Fundação Nobel, venceu por “sua luta contra a opressão das mulheres no Irão e pela sua luta para promover os direitos humanos e a liberdade para todos”.

Nobel de Economia

Não houve vencedores.

A vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2023 está presa e incomunicável

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial