Uma mulher cozinha para terroristas do Hamas um prato com frango, lanches com biscoitos e café. Com inteligência emocional e autocontrole extremos ela conseguiu se salvar, junto com o marido, do terror em Israel.
Na faixa dos 60 anos, Rachel e David ficaram sob poder dos sequestradores do Hamas por cerca de 20 horas. Eles foram feitos reféns em casa, em Ofakim, a 25 quilômetros da Faixa de Gaza, em Israel.
Rachel contou à ABC News que conseguiu distrair os terroristas com a cozinha e a boa comida. E com a habilidade do filho Evi, que é policial e conseguiu ver o movimento pela janela, a mulher e o marido foram libertados. (vídeo abaixo)
Momentos de apreensão
Há uma semana o clima de guerra se instaurou em Israel desde os ataques por terra e ar do grupo armado radical islâmico Hamas.
Mais de 2 mil pessoas morreram inclusive crianças e idosos. As cenas são duríssimas e apavorantes.
As 20 horas em que a mulher e o marido passaram ao lado dos terroristas do Hamas também não foram fáceis, segundo o casal.
A comida que salvou a família
“Eu fiz frango para eles. Ofereci café para eles. Eu sabia que se eles estavam com fome. Sei que as pessoas ficam nervosas quando estão com fome”, contou Rachel.
Dona de casa, a mulher resolveu mantê-los ocupados ao oferecer o que tinha na cozinha. E, deu certo!
A cozinha israelense reúne pratos e temperos semelhantes à árabe, distinguindo apenas o modo de preparo, uma vez que ambos consideram muitos os preceitos religiosos.
Porém, independentemente das diferenças, os sabores são fantásticos e os temperos idem.
A mulher soube usar o talento e a inteligência para entreter os terroristas, apelando para algo que encanta qualquer um: a cozinha.
Leia mais notícia boa
- Entenda o que é Faixa de Gaza, a Terra Sagrada que provoca tantos conflitos
- Papa pede fim dos ataques em Israel: A guerra é uma derrota, apenas uma derrota
- 2º voo da FAB com repatriados traz de Israel crianças, cachorro e gatos
Operação resgate
A mulher e o marido tentaram se posicionar, sempre, perto de janelas para que pudessem ser vistos. A tática deu certo. Foi aí que ela se comunicou por gestos com o filho que estava do lado de fora da casa.
Rapidamente, Evi, que é policial, agiu com apoio de mais agentes das forças armadas.
O resgate foi tenso.
Evi disse que ficou na porta, parado, segurando uma arma apontada para a cabeça de um dos sequestradores, enquanto outro homem segurava a mãe dele pelo pescoço.
Não há informações sobre o desfecho em relação aos cinco terroristas que estavam na casa.
De acordo com os policiais, a casa da família foi destruída: paredes e chão cobertos de sangue devido à operação para libertá-los.
E todos estão vivos, o mais importante.
Assista ao vídeo (em inglês) da mulher que cozinhou para terroristas do Hamas e foi salva com marido
@abcworldnews James Longman speaks with an Israeli couple who managed to survive a life-threatening ordeal thanks to their son’s extraordinary rescue mission. Rachel and David Edri were held hostage by Hamas terrorists in their home for 20 hours, and are now safe. #WorldNewsTonight #DavidMuir #News #ABCNews #Israel #Hostage #Cooking #Police ♬ original sound – ABC World News Tonight
Com informações da ABC News