Uma homenagem merecida, à professora que ganhou o Prêmio Nobel de Física, foi feita pelos alunos dela na universidade. De surpresa. (assista abaixo)
Anne L’Huillier é professora de Física Atômica da Universidade de Lund, na Suécia. Junto com Pierre Agostini e Ferenc Krausz, ela ganhou o Nobel por uma pesquisa de métodos experimentais com pulsos de luz.
Ela recebeu a notícia boa do prêmio enquanto trabalhava. Depois que desligou a ligação durante o intervalo, Anne voltou para a sala de aula e continuou a lecionar para os estudantes. “Estou muito feliz, muito feliz mesmo. Esse é um grande prêmio e eu não poderia estar mais feliz”, comemorou a professora.
Profissional dedicada
A pesquisadora se tornou a quinta mulher a receber o Prêmio de Física desde 1901.
“Depois que eu recebi a notícia, voltei e continuei minha aula. Tive que dizer aos alunos que terminaríamos um pouco mais cedo, pois eu teria que estar em meu escritório às 11h45”, afirmou a professora.
Anne até tentou manter a postura, mas acredita que seus estudantes desconfiaram um pouquinho…
“Não disse mais nada, mas acho que alguns deles devem ter entendido o que estava acontecendo. Então retomei a palestra por mais meia hora. Foi muito difícil, devo dizer”, contou.
A surpresa
Ao final, apesar de precisar estar um pouco mais cedo no escritório, ela ganhou uma homenagem daqueles que tanto lhe devem!
Vários estudantes e colegas da Universidade apareceram para receber Anne com aplausos e muita alegria.
Na ocasião, Anne contou que o trabalho que a levou ao prêmio começou em 1987.
“Naquela época, nunca pensei que isso pudesse um dia levar a um Prêmio Nobel”, disse Anne.
Em seguida, a pesquisadora acrescentou que: “Eu queria continuar investigando isso, pois vi a possibilidade de serem pulsos de attossegundos. Foi contra o que todos os outros pensavam. Mas a minha intuição disse que poderia haver oportunidades para criar algo que me levasse adiante”. E deu certo!
Leia mais notícia boa
- Prêmio Nobel 2023: veja quem são os vencedores deste ano
- Prêmio Nobel de Química chegou a ser reprovado e ter a pior nota da turma
- Prêmio Nobel da Paz 2023 vai para iraniana presa por defender mulheres no Irã; Vídeo
Poucas mulheres
Anne entra para o seleto time de 5 mulheres que receberam o Prêmio Nobel de Física.
“Física é a disciplina que menos mulheres premiaram, por isso é importante. No entanto, o número está aumentando e penso que aumentará ainda mais no futuro. Estou bastante otimista”, contou.
Para as mais jovens, que estão começando agora, Anne deixou um recado bem especial.
“Siga sua intuição. Esse é o meu conselho. Se você tem paixão pela ciência: vá em frente! Isso se aplica especialmente às mulheres jovens. É possível combinar uma carreira de pesquisa com uma vida normal com família e filhos. É possível se você dizer”, incentivou.
Questionada sobre seu futuro, ela tem uma certeza. “Meu passo é ficar onde estou, independentemente do que aconteceu hoje. Meu objetivo é continuar pesquisando e ensinando, e continuar sendo eu mesma”.
Veja o momento que a professora termina a palestra e recebe o carinho dos estudantes: