Melhor chef mulher da América Latina é brasileira; conheça Janaína Rueda!
A melhor chef da América Latina é brasileira. Janaína Torres Rueda foi eleita no “Latin America ‘s Best Female Chef 2023″. Dona de quatro restaurantes, Janaína é respeitadíssima no mundo da gastronomia e vai receber o prêmio em uma cerimônia no dia 28 de novembro, no famoso Copacabana Palace, Rio de Janeiro.
O The World ‘s 50 Best é um dos rankings gastronômicos mais conhecidos no mundo inteiro e premia chefs desde 2013. Nesta edição, ela foi eleita a melhor da América Latina exatamente no ano que celebra o empoderamento de chefs mulheres e a inclusão na culinária.
“Hoje acordei com essa notícia tão especial, chorei de emoção. Afinal, ganhar um prêmio porque você ama seu trabalho, cozinhando, liderando e restaurando é de uma emoção tão grande que não cabe dentro de um único coração”, comemorou Janaína no Instagram.
“Destemida e poderosa”
Foi assim que o site 50 Best, responsável pela premiação, identificou Janaína.
E ela é mesmo! Dona do “A Casa do Porco”, “Bar da Dona Onça”, “Hot Pork” e da sorveteria “Sorveteria do Centro”, criou um verdadeiro império gastronômico.
Em agradecimento à premiação, Janaína se disse muito emocionada.
“Agradeço meus filhos por me inspirarem todos os dias, meus amigos, minha família e a toda minha equipe colaborativa que tanto luta no dia a dia para que tudo seja como pensamos, sempre proporcionando momentos felizes para aqueles que venham apreciar nossa comida”, comemorou.
Democratização da comida
A culinária de Janaína é pensada nunca apenas na obtenção do lucro.
Apesar de todo reconhecimento, seus pratos seguem com preços acessíveis, para que todos tenham a oportunidade de prová-los.
“A Casa do Porco é acessível a um taxista ou a um cabeleireiro. Todos os motoristas de táxi regulares que deixam as pessoas no restaurante já comeram aqui, e isso é muito gratificante”, contou a chef. Seu objetivo é servir refeições para todos, não apenas para poucos.
Leia mais notícia boa
- 3 chefs de cozinha premiados aprenderam na prisão com poucos ingredientes
- Mini chef descendente de orientais encanta web com suas panelinhas e comidinhas
- Pequeno chef de 10 anos faz sucesso na cozinha até com cardápio japonês
Projetos sociais
Janaína também dedica parte do seu tempo para projetos sociais.
Junto com outros chefs, ela reformulou o programa de alimentação escolar de São Paulo e levou alimentos mais saudáveis a 2 milhões de crianças.
Na pandemia, outra boa ação. Janaína alimentou moradores em situação de rua e, junto com colegas de profissão, pressionou o governo por apoio financeiro.
Veja o vídeo de apresentação de Janaína
Ver essa foto no Instagram