Engenheiros transformam água do mar em potável com energia solar
Engenheiros conseguiram transformar água do mar em água potável usando um sistema movido a energia solar. A novidade tem uma taxa de produção de água muito alta e é muito promissora no campo da dessalinização.
A inovação permite que a água circule em redemoinhos e essa circulação junto com o calor do sol faz com que o líquido evapore e deixe o sal para trás. O vapor da água, se condensa e é coletado como água pura e potável.
Se ampliado para o tamanho de uma mala pequena, o dispositivo produzirá de 4 a 6 litros de água potável por hora, detalhe: a estação dura vários anos antes de exigir reposição. O dispositivo foi construído por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos em parceria com pesquisadores da China.
Custo benefício
Segundo Lenan Zhang, cientista e pesquisador do Laboratório de Pesquisa de Dispositivo do MIT, a invenção é revolucionária.
“Pela primeira vez, é possível que a água produzida pela luz solar seja ainda mais barata do que a da torneira.
A grande novidade é realmente o custo de produção. Com uma escala pequena, o dispositivo inventado pode produzir água potável com um baixíssimo custo, usando a luz do sol.
O sal que sobre no processo, continua circulando através e fora do circuito. Assim, ele não se acumula e obstrui o sistema.
Desempenho ampliado
Segundo a equipe, se ampliada em escalas maiores, a técnica pode produzir água potável suficiente para atender às necessidades diárias de uma pequena família.
Quando se fala em comunidades costeiras, que não estão na rede, o benefício é ainda maior uma vez que a água do mar é facilmente acessível nessas localidades.
O projeto tem passado por diversos testes e a equipe acredita que a versão atual é a mais econômica e eficiente.
A chave para tanto é a combinação de dois conceitos anteriores: um sistema multiestágio de evaporadores e condensadores, que foram configurados para aumentar a circulação de água e sal dentro do equipamento.
“Introduzimos agora uma convecção ainda mais poderosa, semelhante à que normalmente vemos no oceano, em escalas de quilômetros de extensão”, explicou Zhenyuan Xu.
Leia mais notícia boa
- Como financiar placas de energia solar e reduzir conta de luz em 90%
- Ex-modelo de 25 anos fatura 50 milhões com empresa de energia solar. Que virada!
- Reator movido a energia solar recicla plásticos e gases do efeito estufa
Vida útil longa
Além de todos esses benefícios, o dispositivo tem uma vida útil longa.
“Esta abordagem muito inovadora mitiga eficazmente os principais desafios no domínio da dessalinização”, contou Guihua Yu, membro da equipe.
O sistema funciona sem acumular sal durante anos. A vida útil prolongada e o fato do sistema ser passivo, dispensando o uso de eletricidade, faz com que ele produza água canalizada para abastecer todo o Estados Unidos de maneira econômica.
Com informações de Scitechdaily