Hoje é o Dia Nacional da Vacinação. 5 motivos para estar imunizado
Referência mundial em imunização, o Brasil vem intensificando há 50 anos o Programa Nacional de Imunização (PNI). E hoje, 17 de outubro, é o Dia Nacional da Vacinação, que vem salvando vidas durante todas essas décadas no país.
Em meio século, o Brasil conseguiu controlar doenças como poliomielite (paralisia infantil), sarampo e rubéola apenas com a vacina e uma ampla campanha de esclarecimento, além de um calendário bem rigoroso.
Com as campanhas de vacinação, o Brasil passou a figurar o grupo de países desenvolvidos ao lado da Austrália, por exemplo. O Só Notícia Boa preparou aqui uma lista de motivos para você parar e pensar a importância de se manter imunizado. (veja abaixo)
Quantas pessoas salvas no planeta
Com a imunização, você, as pessoas ao seu redor e o Planeta ficam mais protegidos.
A Organização das Nações Unidas (OMS) informou que as vacinas salvam entre 2 e 3 milhões de pessoas por ano no mundo inteiro.
É importante lembrar que, mesmo se as doenças estejam controladas, é necessário tomar a vacina porque há um período de duração delas no organismo, como no caso do tétano, que é necessário tomar um nova dose a cada 10 anos para renovar a imunização.
As crianças devem seguir um rigoroso calendário porque há uma vacina para cada fase da vida, obedecendo a idade.
Por exemplo, logo após o nascimento é aplicada a vacina contra a hepatite B e a BCG (contra tuberculose).
Por que vacinar?
Quando as pessoas estão vacinadas, elas impedem a circulação de vírus ou bactérias que causam doenças contagiosas.
Imagine se todos decidirem que não vão mais se vacinar, quantas doenças poderão voltar.
A pandemia da Covid-19 ensinou que o esclarecimento é o caminho para compreender a importância de vacinar e se proteger.
5 motivos para se vacinar
A partir de estudos e conversas com especialistas, o Só Notícia Boa separou aqui cinco motivos para você estar imunizado.
- Salva vidas: Previne doenças, uma vez que os componentes da vacina agem em nosso organismo para produzir anticorpos para aquele mal. Se a pessoa vacinada tiver contato com um infectado com Covid, estará protegido e se tiver algum sintoma da doença ele será mais brando.
- Aumenta expectativa de vida: Imunizadas, as pessoas ficam menos doentes e, portanto, a expectativa de via aumenta. Uma criança que não foi vacinada, por exemplo, pode ter paralisia infantil e até mesmo morrer. Protegida pela vacina, essas possibilidades caem imensamente.
- Protege a comunidade: Quanto maior o grupo de pessoas vacinadas em uma população, menores são os riscos de disseminação da doença. Uma pessoa vacinada protege a si e ao grupo como um todo.
- Dificulta o surgimento de variantes das doenças: Quando a variante começa a se propagar por mais territórios, infectando mais pessoas em diferentes regiões ou países, ela se torna uma linhagem. E a vacina pode interromper esse ciclo.
- Economiza em gastos com saúde: Saudável, a pessoa produz melhor e não tem gastos médicos nem com remédios, portanto ao estar imunizado você também protege seu bolso.
Leia mais notícia boa
- OMS aprova nova vacina contra a malária. Mais acessível e eficaz
- Prêmio Nobel de Medicina 2023 vai para dupla da vacina contra Covid-19
- Estudante do RN ganha prêmio por app gratuito que ajuda famílias a se vacinarem
Covid-19
Especialistas reiteram que a principal forma de controle da Covid-19 foi a vacina.
O coronavírus matou mais de 706 mil pessoas só no Brasil, de acordo com dados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) divulgados na semana passada.
E o controle aumenta à medida que as pessoas estão imunizadas. É importante saber que antes de uma vacina ser aplicada, foi estudada, analisada e testada.
As pesquisas realizadas são numerosas até que se prove a eficácia e que ela realmente funciona.
Antes de ser aplicada, a vacina precisa de aprovação de órgãos públicos, como a Agência Nacional de Saúde (Anvisa), aqui no Brasil.
Vacinas aplicadas no Brasil
Há pelo menos 20 vacinas aplicadas no Brasil que são recomendáveis para adultos e obrigatórias para as crianças. Na lista estão vacina contra gripe, varíola e poliomielite.
- BCG
- Covid-19
- Hepatite A
- Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/Hep. B)
- Pneumocócica 10 valente
- Vacina Inativada Poliomielite (VIP)
- Vacina Oral Poliomielite (VOP)
- Vacina Rotavírus Humano (VRH)
- Meningocócica C (conjugada)
- Febre amarela
- Tríplice viral
- Tetraviral
- DTP (tríplice bacteriana)
- Varicela
- HPV quadrivalente
- dT (dupla adulto)
- dTpa (DTP adulto)
- Menigocócica ACWY
Clique aqui para ver o calendário de vacinação por unidade da federação.
A Universidade Federal de Goiás (UFG) preparou um programa especial sobre a importância das campanhas de vacinação com a participação das professoras Cristiane Toscana, da Medicina, e Sheila Teles, da Enfermagem. Veja o vídeo abaixo.
A relevância da vacinação na vida das pessoas, um programa especial da UFG