Chuva de meteoros Oriônidas. Mais de 500 estrelas cadentes no céu do RS. Veja
A chuva de meteoros Oriônidas foi espetacular, e pra quem viu jamais vai esquecer. O céu brilhou e um observatório no Rio Grande do Sul registrou 560 estrelas cadentes. O Observatório Heller & Jung, em Taquara (RS), registrou tudo em tempo real.
A Oriônidas acontece todo ano no mês de outubro, no momento que a Terra atravessa a nuvem de detritos deixada pelo cometa Halley.
Apesar de ser radiante no hemisfério norte, a Oriônidas é bem visível aqui no Brasil. Em média, os fragmentos atingem a Terra a uma velocidade de 67 km/s.
Pico da Chuva de meteoros Oriônidas
Foi em Santa Maria (RS), que surgiu uma das imagens mais icônicas do evento: uma sobreposição de imagens de 28 meteoros da chuva!
A Oriônidas ocorre sempre entre outubro e novembro. O pico de atividade foi na noite de sábado (21) para domingo.
Quando os resíduos deixados pelo cometa Halley se chocam com a atmosfera da Terra, é o momento onde a chuva Oriônidas acontece.
Com referência à Constelação de Órion, onde fica o mais radiante possível, a chuva pode gerar meteoros muito rápidos, e às vezes explosivos.
20 câmeras
No Brasil, quem presenciou a chuva, disse que o fenômeno foi incrível!
De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o ‘céu aberto’ contribui para uma visão privilegiada.
Ao todo, as 20 câmeras usadas pelo Observatório, conseguiram captar 560 meteoros.
Leia mais notícia boa
- Último eclipse de 2023 será este mês. Veja data e horário
- 2023 terá 12 chuvas de meteoros, 4 eclipses e 2 Superluas. Veja!
- Chuva de meteoros Eta Aquáridas já começou a riscar o céu do Brasil
Redes Sociais
Nas redes, várias imagens foram compartilhadas.
Todo mundo queria dividir um pouquinho da noite muito especial.
Uma publicação no Twitter mostrava a chuva bem visível na Flórida, Estados Unidos.
Outra imagem belíssima veio da Agência Internacional CGTN. A organização compartilhou fotos da Oriônidas no condado de Yuli, noroeste da China. As imagens são de cair o queixo!
Veja algumas fotos e vídeos da Oriônidas!
Observatório Heller & Jung, em Taquara (RS), registra chuva de meteoros Oriônidas: mais de 560 rastros de luz detectados. Crédito: Observatório Heller & Jung pic.twitter.com/Q203V16GUi
— Olhar Digital (@olhardigital) October 22, 2023
PASS IT ON: The Orionid meteor shower peaks Saturday night through early Sunday morning. Up to 20 meteors will be possible per hour! #MeteorShower #Space pic.twitter.com/LrM64syUYo
— Mark Tarello (@mark_tarello) October 20, 2023
: such beauty captures during Lyrid meteor shower the mangrove’s trees :: <<Between Ancient and Modern Lights, by Aaron Ruy G Musa, Philippines>> ✨ pic.twitter.com/JIsptYxmxi
— Ozlem Peksoy Bishop (@opeksoy) October 22, 2023
Com informações de Olhar Digital.