Comer um pacotinho de pipoca por dia ajuda a evitar demência
Você sabia que comer um pacotinho de pipoca por dia pode ajudar a reduzir o risco de demência? Isso acontece porque os grãos integrais evitam os picos de açúcar no sangue, que contribuem para o desenvolvimento do Alzheimer. A pipoquinha do cinema ficou mais divertida!
O estudo apontou que o ideal é consumir próximo de 90g de grãos integrais por dia, divididos em três porções de 30g cada. Isso equivale a uma fatia de pão integral, meia xícara de macarrão ou arroz (integral) ou um saquinho de pipoca.
“Os grãos integrais são ricos em vitaminas B e E e outros antioxidantes. Eles têm muita fibra, o que tem sido associado a muitos benefícios à saúde, principalmente relacionados à saúde do cérebro”, disse Xiaoran Liu, professor assistente de Internato de Medicina da Rush Medical College, em Chicago.
Como funcionou o estudo?
Para determinar os benefícios dos grãos, os pesquisadores da Rush University observaram por seis anos, mais de 3 mil pessoas, com média de idade de 75 anos e que não sofriam demência.
A maioria dos participantes pretos, eram mais propensos do que os participantes brancos a consumir mais de uma porção diária de grãos integrais.
Ao final da pesquisa, os pesquisadores descobriram que as pessoas que comiam mais grãos integrais eram até 8,5 anos mais jovens do que cognitivamente do que aqueles que comiam quantidades menores!
Para confirmar a hipótese, os participantes eram acompanhados de tempo em tempo e preenchiam questionário sobre a alimentação. Além disso, também era submetidos a testes cognitivos e de memória a cada três anos
Pipoca: mas não é qualquer uma
Não vale fazer aquela de microondas e achar que tá arrasando, ok? Estudos passados já confirmaram que a pipoca feita no microondas pode até mesmo ajudar no desenvolvimento do Alzheimer!
Além disso, os estudiosos recomendam que o alimento seja feito sem, ou com pouco sal, e nada de manteiga.
Então muito cuidado na hora de preparar, ok? Bora evitar todos o saquinho de microondas, manteiga, cuidado com o sal e nada daqueles pozinhos prontos que prometem temperos diferentes?
Se você é daqueles que gostam de alimentos um pouco mais temperados, opte por temperos naturais como ervas.
Leia mais notícia boa
- Estudante faz banquete para pássaros livres e multidão aparece para comer
- Técnica pode ajudar quem tem dificuldade para falar em público; Xô ansiedade!
- Google lança ferramenta para ajudar no aprendizado de inglês
Benefício dos grãos
Os grãos integrais são alimentos ricos em nutrientes associados à redução do colesterol, dos níveis de insulina e da pressão arterial.
“Portanto, vemos muitas evidências em termos de que os grãos integrais protegem na redução do risco de doenças cardíacas, e sabemos que o que é bom para o coração também pode ser bom para o cérebro”, disse Xiaoran.
Agora, com os ótimos resultados em mãos, a equipe vai aprofundar os estudos na busca de formas de prevenir o aparecimento da doença.
“Com a doença de Alzheimer e a demência afetando milhões de americanos, encontrar formas de prevenir a doença é uma grande prioridade de saúde pública. É emocionante ver que as pessoas poderiam reduzir o risco de demência apenas aumentando o consumo de grãos integrais em algumas porções por dia”.
Com informações de New York Post.