Dá para estimular o hormônio da felicidade naturalmente; 6 dicas
Você sabia que é possível estimular a produção do hormônio da felicidade naturalmente? Algumas estratégias simples podem ajudar a melhorar o seu astral.
Entre elas, comer proteína e triptofano (peru, ovo e banana), dormir mais, tomar sol, controlar o estresse, fazer exercício físico regular e praticar meditação. (veja as dicas abaixo)
“Gerenciamento do estresse e um sono adequado em horas e qualidade também desempenham um papel fundamental no equilíbrio hormonal”, disse o nutrólogo Nataniel Viuniski.
Principais hormônios
Os principais neurotransmissores associados ao bem-estar, prazer e felicidade são: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. Eles são conhecidos como o ‘quarteto da felicidade’.
A serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina são neurotransmissores que devem ser estimulados no corpo para as pessoas se sentirem mais felizes.
A produção desses hormônios ocorre de forma natural no corpo, mas é possível estimular esse processo a partir de atividades comuns.
E o melhor ainda, elas não exigem tanto tempo e nem muito esforço!
Leia mais notícia boa
- Cumprimentar estranhos aumenta níveis de felicidade, descobre estudo
- Finlândia vai pagar viagem em resort para quem quiser estudar ‘felicidade’
- 5 segredos para a felicidade! Pesquisa de Harvard mostra o que fazer
Como estimular?
Veja agora 6 dicas de especialistas para induzir a produção desses neurotransmissores que provocam a sensação de felicidade:
- Alimentação: fique atento a ingestão de alimentos que contenham proteína e triptofano. As sementes de abóbora, soja, grão-de-bico, amendoins, leite, peixes e carnes são ótimas opções.
- Tome banhos de sol: Sim! Tomar banho de sol pode ajudar na produção do quarteto da felicidade. A exposição à luz natural e o contato mais íntimo com a natureza influencia positivamente o humor, além de produzir vitamina D e liberar endorfinas.
- Pratique atividades sensoriais: práticas como atividades criativas de pintura, artesanato ou até mesmo desenho também ajudam a liberar neurotransmissores que trazem satisfação e prazer.
- Tenha um pet: Segundo a médica Isis Toledo, uma boa saída para ser mais feliz é ter um pet. “Isso ocorre porque nosso relacionamento com gatos, cachorros ou outros animais de estimação pode aumentar a produção corporal de hormônios associados à felicidade”, disse.
- Se exercite: o exercício físico regular aumenta a produção da serotonina no cérebro em nosso organismo. Especialistas dizem que 30 minutos diários de exercícios como tai-chi, pilates ou ioga já podem fazer uma grande diferença.
- Pense positivo: segundo a endocrinologista e metabologista Paula Pires, pensar positivo pode ajudar muito! “Um jeito de manter essa liberação constante é sempre estar em busca de algo que seja significativo para você”, disse.
Com informações de Vida Simples.