O rock vive e agora é lei: Brasília estabeleceu o dia 27 de março como o Dia do Rock Brasiliense. A data não é à toa, mesmo dia em que se comemora o aniversário do grande Renato Russo, o poeta do rock da Legião Urbana.
E as festividades não vão se restringir apenas ao dia 27. O autor do projeto, o deputado Ricardo Vale (PT), propôs que todo o mês de março haja atividades para homenagear o estilo musical na capital.
A expectativa é que ao longo do mês, especialmente na data, sejam realizadas ações culturais, shows, atividades culturais e educativas para valorizar o rock brasiliense. Publicada no Diário Oficial no último dia 5 de janeiro, a medida já está em vigor.
Concerto Cabeças
Ricardo Vale contou quando Brasília começou a se destacar no cenário do rock nacional.
“Entre 1978 e 1980, ocorreu o famoso Concerto Cabeças, festival que gestou alguns dos maiores nomes da música da capital federal”, disse.
O evento marcou época e foi importante para a música da cidade, fazendo com que jovens passassem a se orgulhar das bandas locais.
O evento aconteceu, primeiramente na quadra SQS 311, e depois no Parque da Cidade, com participação de algumas das principais bandas de rock brasiliense, como Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial e artistas como Cássia Eller e tantos outros que fizeram história da arte na cidade”, explicou.
Homenagem a Renato Russo
A ideia de homenagear Renato Russo foi muito bem vinda.
Ele foi lider da Legião Urbana, banda brasileira de pop rock formada em 1982 e que estourou em todo o Brasil. Em 2012, a banda chegou ao número incrível de 14 milhões de cópias vendidas.
“A banda Legião Urbana compõe um capítulo único e fundamental na história do rock brasileiro. Renato Russo, compositor, letrista, poeta e cantor, era dotado de um talento inigualável, que conquistou fãs em todo o Brasil até os dias atuais”, disse Ricardo.
Leia mais notícia boa
- Renato Russo: frases que marcaram o poeta do rock
- Prédio onde Renato Russo viveu vira patrimônio cultural; Vídeo
- Ex-baterista do Legião Urbana compartilha manuscrito de Renato Russo em papel de pão
- Rock in Rio anuncia nomes de peso para 2024 e início das vendas do card
Músicos aprovam
Para o músico e produtor cultural Philippe de Seabra, vocalista da Plebe Rude, a lei é importante para reconhecer um dos maiores ativos culturais da cidade.
“O reconhecimento é fundamental, pois o rock de Brasília é uma verdadeira extensão do turismo cívico”.
Philippe também destacou que com a Lei, o país caminha em passos largos para o futuro Memorial do Rock Brasileiro, na Capital do Rock.
Com informações de Câmara Legislativa Distrito Federal.