O Voa Brasil, programa do governo federal que vai oferecer passagens a R$ 200 e democratizar o acesso ao transporte aéreo no país, já tem mês para começar: fevereiro deste ano!
Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), serão os primeiros a serem beneficiados. A previsão do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, é que a iniciativa atenda de 2,5 milhões a 3 milhões de pessoas que nunca viajaram de avião ou não viajam há mais de 12 meses.
“A gente espera que o presidente possa anunciar, agora no final de janeiro, mais tardar no início de fevereiro, um programa de passagens a R$ 200, que serão para os dois públicos específicos num primeiro momento”, disse.
Voa Brasil
O programa causa expectativa desde quando foi anunciado, em março de 2023, pelo então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
Construído na base do diálogo com as companhias aéreas, uma vez que o governo não pode interferir nos preços das passagens, o Voa está prestes a sair do papel.
Sem ainda muitos detalhes, o programa deve funcionar com voos fora do horário de pico e com condições de pagamento que facilitam a compra das passagens.
Programa deve se expandir
Segundo Silvio Costa, a ideia é começar com um público restrito, mas aos poucos o programa deve se expandir.
“Essa é a primeira etapa do programa, e, a partir daí, a gente vendo que o programa funcionou, vai tentar cada vez mais, ao lado das aéreas, buscar a ampliação”, destacou.
No Brasil, o público de aposentados do INSS gira em torno de 20 milhões de brasileiros. Já alunos do Prouni, são 600 mil.
Silvio também comemorou o crescimento do número de passageiros entre 2022 e 2023.
“Esse ano (2023) a gente saiu de 98 milhões de passageiros para 115 milhões de passageiros, crescimento de passageiros de mais de 15% na aviação brasileira”.
Leia mais notícia boa
- Se você vai viajar de avião no fim do ano, fique atento a essas 5 dicas!
- Nasa vai apresentar avião supersônico; Faz de NY a Paris em 90 minutos
- Jovens com Down vão sozinhos para Disney e têm surpresa linda no avião; assista
Aval da presidência
Na última terça-feira, o ministro se reuniu com o presidente Lula (PT). Na ocasião, os dois trataram do tema.
Em postagem nas redes, Lula escreveu: “Me reuni hoje com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o presidente do Sebrae, Décio Lima. Conversamos sobre o programa Voa Brasil, para oferecer passagens com preços mais baixos para aposentados e prounistas”, disse.
Com informações de Agência Brasil.