Só Notícia Boa
Comercial
Tomar multivitamínicos diários pode prevenir o envelhecimento cognitivo, revela estudo
24 de janeiro de 2024
- Karen Belém
Tomar multivitamínicos pode ajudar a melhorar a memória e retardar o envelhecimento cognitivo. - Foto: reprodução/Canva Pro
Tomar multivitamínicos pode ajudar a melhorar a memória e retardar o envelhecimento cognitivo. - Foto: reprodução/Canva Pro

Pesquisadores descobriram que o uso de suplementos multivitamínicos pode ser a chave para uma memória mais afiada e prevenir em até dois anos o envelhecimento cognitivo entre idosos.

Um estudo realizado pelo Mass General Brigham analisou dados de mais de 5 mil participantes. Alguns tomaram um multivitamínico diário durante esse período, enquanto outros tomaram um placebo.

O resultado? Aqueles que tomaram o multivitamínico tiveram um desempenho muito melhor nas avaliações de cognição e memória do que aqueles que tomaram um placebo.

Comercial

Suplementar vitaminas

Mas você pode estar se perguntando: por que tomar um multivitamínico em vez de obter esses nutrientes através da alimentação?

A resposta é simples: nem sempre conseguimos obter todos os nutrientes essenciais que precisamos apenas com a nossa alimentação.

Um multivitamínico pode garantir que você esteja recebendo uma dose adequada de vitaminas e minerais para manter o seu cérebro saudável.

Então a alimentação não funciona?

Mesmo que os resultados sejam positivos, JoAnn Manson, co-diretora do estudo, enfatiza que não dá para substituir uma dieta e um jeito de viver saudável só tomando vitaminas.

“Isso não quer dizer que as pessoas possam relaxar na dieta e só tomar um comprimido”.

Segunda ela, eles são um complemento. “Um multivitamínico pode ajudar como complemento a uma dieta saudável, pois contém várias vitaminas e minerais importantes. Se alguém estiver com falta de algum deles, pode ser benéfico”, completou.

Ler mais notícia boa

Por que isso é tão importante

A Associação de Alzheimer estima que um em cada quatro americanos podem ter um declínio cognitivo e doença de Alzheimer na velhice até 2060.

Isso pode ser evitado se tivermos intervenções para preservar a função cognitiva antes que os déficits ocorram.

Cuidar da saúde do seu cérebro é essencial em todas as fases da vida, mas especialmente na terceira idade.

Qual multivitamínico devo escolher?

A resposta pode variar de acordo com cada indivíduo, e é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de fazer qualquer suplementação.

Uma dica é escolher um multivitamínico que contenha uma variedade de micronutrientes essenciais, como vitamina B12, vitamina D, ômega-3 e antioxidantes.

E você, já toma algum multivitamínico diariamente?

Os resultados são promissores e podem ajudar a prevenir o Alzheimer. - Foto: reprodução/ Xb100/Freepik
Os resultados são promissores e podem ajudar a prevenir o Alzheimer. – Foto: reprodução/ Xb100/Freepik

Com informações do Time.

 

 

 

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial