Caso de Porto de Galinhas: veja como encontrar câmera escondida em quarto de hotel

A mais lida da semana! O caso da câmera escondida, encontrada no quarto de um hotel em Porto de Galinhas, Pernambuco, deixou turistas receosos. Mas tem cinco dicas para você evitar essa invasão de privacidade e ficar mais tranquilo na próxima viagem.
Uma das mais simples é apagar as luzes do quarto e fazer uma vistoria geral, usando a lanterna do seu celular.
A luz refletida na lente pode ajudar a encontrar dispositivos no quarto. Veja abaixo as outras 5 dicas.
Câmera escondida na tomada do quarto
O caso da câmera escondida aconteceu na semana passada com um casal em Muro Alto, uma praia localizada no município de Ipojuca, litoral sul do estado brasileiro de Pernambuco, que fica a 54 km do Recife, situada entre a praia de Porto de Galinhas e o Complexo Industrial Portuário de Suape.
Eles encontraram a câmera escondida na tomada do quarto.
Segundo o site de hospedagem Airbnb, um em cada 10 hóspedes já descobriu uma câmera escondida em cômodas.
Normalmente, os aparelhos ilegais ficam instalados em quartos e até mesmo em banheiros.
5 dicas para encontrar câmera escondida em quarto de hotel
Se você vai viajar, é bom sempre que chegar a um novo local – seja hotel, airbnb ou casa alugada – procurar por câmeras escondidas em espaços íntimos.
Veja agora algumas dicas que podem te ajudar com isso:
- Use seu smartphone: aponte a câmera do celular e verifique se não encontra reflexo da lente de uma câmera escondida. Procure também por redes wi-fi no quarto, assim é possível encontrar se há alguma câmera emitindo algum sinal. Outra dica é fazer uma ligação dentro do quarto e prestar atenção se há alguma interferência no sinal.
- Faça uma busca no ambiente: faça uma busca física assim que chegar no quarto. Procure por objetos suspeitos, confira as luzes e lâmpadas em locais escondidos. Ilumine os cantos escuros e frestas para encontrar algo similar à lente de uma câmera.
- Olhe bem nos espelhos Preste atenção nos espelhos do banheiro e do quarto, principalmente aqueles posicionados na frente de camas para ver se não encontra algo estranho, ou alguma luz vermelha de câmera em alguma parte do vidro.
- Verifique as tomadas: no caso de Porto de Galinhas, o casal achou a câmera na tomada do quarto. Muitas delas são colocadas em locais estratégicos. Assim, ao chegar num quarto, observe se as tomadas estão posicionadas em locais possíveis de serem utilizados e depois analise com a lanterna para tentar encontrar algo suspeito.
- Detector de câmera espiã: existem também detectores de câmeras espiãs. Esses dispositivos usam frequências de rádio para encontrar câmeras ocultas. Os aparelhos podem ser comprados em sites como a Amazon e AliExpress, e variam de R$ 150 até R$ 5 mil.
Leia mais notícia boa
- Brasileiro larga serviço público para viajar o mundo e ajudar pessoas carentes
- Se você vai viajar de avião no fim do ano, fique atento a essas 5 dicas!
- Veja 8 destinos brasileiros que estão em alta para viajar em 2024
Crime no Código Penal
É importante lembrar que a instalação de câmeras escondidas é crime e pode gerar penalidades na lei.
A ação é amparada pela Lei 13.772/18 do Código Penal.
Art. 216-B. Produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qual meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes: Pena – detenção, de 6 meses a 1 ano, e multa”

Com informações de Es360.