Estudo revela fruta que pode melhorar humor em apenas 4 dias
Fruta milagrosa: um estudo recente conduzido por pesquisadores da Nova Zelândia descobriu que o consumo diário de kiwi pode ter um impacto surpreendente na saúde mental e no humor das pessoas.
Os participantes que consumiram duas unidades da fruta por dia experimentaram melhorias significativas em apenas quatro dias. Ainda segundo os pesquisadores, o efeito terá um pico entre 14 e 16 dias.
Publicado no British Journal of Nutrition, a pesquisa mostrou que o alto teor de vitamina C presente no Kiwi pode ser o responsável por esses benefícios. Ela é conhecida por melhorar a vitalidade geral, e a fruta fornece uma fonte concentrada dessa vitamina.
O experimento
Para testar os benefícios da fruta, os pesquisadores fizeram um experimento com 155 pessoas com níveis deficientes de vitamina C que durou oito semanas.
Eles dividiram os participantes em três grupos.
O primeiro recebeu um placebo, o segundo um suplemento de vitamina C de 250 mg e o terceiro dois kiwis.
Aqueles que consumiram os kiwis relataram melhoras significativas no humor e na vitalidade em comparação com os grupos que receberam placebo ou suplementos de vitamina C.
Ler mais notícia boa
- Estudo revela as 5 frutas mais saudáveis do mundo. Limão é a melhor
- Brasil tem 3 das melhores frutas do mundo. Veja ranking
- 10 frutas importantes que ajudam a melhorar a saúde do coração
Os participantes tinham saúde mental boa
Segundo o autor principal do estudo, o Dr. Ben Fletcher, os participantes tinham uma saúde mental relativamente boa.
“Tinham pouco espaço para melhorias, mas ainda assim relataram os benefícios das intervenções com kiwis ou vitamina C”, disse.
Ele ainda acrescentou que, embora os comprimidos de vitamina C tenham mostrado algumas melhorias, o estudo destaca os potenciais efeitos sinérgicos do consumo de alimentos integrais, como o kiwi.
Benefícios da vitamina C
Curiosamente, as pessoas que receberam a variedade SunGold – que é amarela em vez de verde por dentro – experimentaram benefícios maiores ainda.
Ela tem supostamente três vezes mais vitamina C do que laranjas e morangos.
A vitamina C é um antioxidante poderoso que ajuda a combater os radicais livres no cérebro, reduzindo o estresse oxidativo e potencialmente melhorando o humor.
Também está relacionada à redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, o que pode ajudar a promover uma sensação de bem-estar.
“Isso nos ajuda a ver que o que comemos pode ter um impacto relativamente rápido em como nos sentimos”, disse o Dr. Fletcher.