A mulher mais velha do mundo completou 117 anos! Maria Branyas Morera comemorou a data na casa de repouso onde mora há mais de duas décadas, na Catalunha, Espanha, com direito a bolo, flores e balões coloridos.
Mas não se deixe enganar pela idade avançada… Apesar de ter dificuldades para ouvir e se movimentar sozinha, ela impressiona com uma saúde e memória impecáveis. Com a ajuda da filha, dona Maria ainda interage regularmente com os mais de 17 mil seguidores do Twitter.
E ela compartilhou o segredo para a longevidade: “ordem, tranquilidade, boa conexão com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, muita positividade e ficar longe de pessoas tóxicas”. Anotou aí?
“Eu cheguei até aqui”
No dia do aniversário, ela escreveu um post hoje dizendo: “Bom dia, mundo. Hoje completo 117 anos. Eu cheguei até aqui”. Muito fofa, né?
A diretora da casa de repouso, Eva Carrera Boix, disse que ela estava toda feliz com as felicitações recebidas e pelo interesse no estado de saúde dela.
E que saúde! Tanta vitalidade levou cientistas a estudarem o corpo dela em busca dos segredos para que mais pessoas consigam atingir uma idade tão avançada nas mesmas condições.
Ler mais notícia boa
- Idosa de 93 malha 2 vezes por semana e vai de ônibus para a academia
- Idosa de 90 anos conclui mestrado em universidade acompanhada do neto de 23
- Idosa de 93 pula várias vezes no rio com parentes choca internautas; Assista
Dona Maria vai ser estudada
O pesquisador e médico espanhol Manel Esteller, ficou impressionado com a cabeça completamente lúcida de dona Maria.
“Ela lembra com impressionante clareza os acontecimentos de quando tinha apenas quatro anos e não apresenta nenhuma doença cardiovascular, comum em idosos”, disse.
Amostras de saliva, sangue e urina de Maria foram coletadas e serão comparadas com as de sua filha de 80 anos.
Os investigadores esperam que a avaliação dos genes de Maria ajude no desenvolvimento de medicamentos que possam combater doenças associadas ao envelhecimento.
História
Nascida nos Estados Unidos, no dia 4 de março de 1907, Maria mudou para a Espanha com apenas 3 anos.
Ela sobreviveu a duas guerras mundiais, uma guerra civil e duas pandemias. É pouco?
Em 1931, ela se casou com um médico, que morreu aos 72 anos. Teve três filhos, um dos quais já falecido, 11 netos e 11 bisnetos.
Maria ficou com o título de pessoa viva mais velha do mundo depois que a freira francesa Lucile Randon morreu aos 118 anos, em janeiro de 2023.
A pessoa mais velha já autenticada foi a francesa Jeanne Calment, que viveu até a idade de 122 anos e 164 dias.
Bon dia, món. Avui compleixo 117 anys. Fins aquí he arribat.
“La vellesa és una espècie de sagrament. Perds oïda, però hi sents més, perquè escoltes la vida, no els sorolls… A la llum de la mort, la vida adquireix un pes específic, més definitiu” (Pere Casaldàliga)
— Super Àvia Catalana (@MariaBranyas112) March 4, 2024
Com informações do Guinness World Record.