A guerra na Ucrânia já passa de dois anos, com uma marca devastadora não só em pessoas como também em animais, no entanto, graças aos esforços de diversos ativistas, mais de 15 mil bichinhos afetados pelo conflito já foram salvos.
As equipes da Ong PETA (People for the Ethical Treatment of Animals, Pessoas pelo Tratamento Ético aos Animais, em tradução livre) e da Animal Rescue Kharkiv (ARK), sediada na Ucrânia, fornecem mais de 40 toneladas de alimentos por mês para animais como gatos, cães, cabras, cavalos e burros.
Eles ainda realizam cirurgias gratuitas de esterilização para até 150 animais por mês e ajudam a manter refúgios para animais em Kharkiv. Com o apoio de parceiros na Alemanha, muitos desses animais têm a chance de uma nova vida por meio de programas de resgate internacionais.
Cadela grávida
Os resgates nem sempre são fáceis… soldados e civis se esforçam para cuidar e abrigar animais abandonados durante bombardeios e conflitos violentos.
Recentemente, uma equipe de militares encontrou uma cadela grávida em busca de segurança perto das linhas de frente.
Eles a levaram para um abrigo subterrâneo, onde ela teve os filhotinhos – oito no total! Depois, os ativistas resgataram a nova mamãe e os bebês.
Ler mais notícia boa
- Voluntários salvam animais que escapam das bombas e se escondem nos escombros em Israel
- Projeto resgata animais em obras de estradas de Minas e preserva o meio ambiente
- The Walking Pet: um jogo que resgata animais abandonados e estimula a adoção
“Ela nunca mais ficará sozinha”
Quase todos os animais resgatados precisam de cuidados médicos imediatos devido a ferimentos por estilhaços, ossos quebrados ou infecções.
O hospital da ARK trata de 100 a 130 animais por dia, como a cabra Alasca, que quebrou a perna devido aos efeitos da guerra.
A equipe encontrou o animalzinho clamando por ajuda. Eles tiveram que fazer uma cirurgia complicada, mas Alasca é forte e se recuperou bem. “Ela nunca mais ficará sozinha”, celebrou a equipe.
Como ajudar
“Os animais não travam guerras, mas são vítimas delas, deixados a sofrer sem comida, água ou cuidados veterinários, a menos que alguém que se importe venha em seu auxílio”, lembrou a presidente da PETA, Ingrid Newkirk.
Ficou interessado em apoiar o trabalho dele? Doe para o Fundo de Compaixão da PETA Alemanha.
O valor vai diretamente para parceiros ucranianos como a ARK.
Com informações de Good News Network.