Grande descoberta arqueológica! A metade superior desaparecida de uma estátua do rei Ramsés II foi finalmente encontrada e desenterrada no sul do Egito. A escavação foi organizada por uma equipe conjunta do Egito e dos Estados Unidos.
O monumento tem quase 4 metros de altura, com a cabeça, os ombros e parte do tronco do antigo faraó. Ramsés II é representado usando uma coroa dupla, conhecida como pschent, que simboliza seu domínio sobre todas as terras egípcias.
Ele ostenta um cocar de cobra, chamado uraeus, um símbolo sagrado de realeza associado à antiga deusa Wadjet. A descoberta correspondente à parte superior da estátua que foi encontrada quase um século atrás, em 1930, por arqueólogos alemães na mesma região, faltava só a cabeça.
Reconstruir toda a escultura
Agora, os esforços estão em andamento para limpar e reconstruir toda a escultura de calcário. O resultado esperado é uma estrutura colossal de 7 metros de altura.
Mas essa não seria a primeira grande estátua do governante. Existem várias estátuas dele em diferentes lugares no Egito.
As mais famosas estão no templo de Abu Simbel, no sul do Egito. São quatro estátuas enormes de Ramsés II, cada uma com 20 metros de altura, que ficam perto da entrada principal do templo.
Ler mais notícia boa
- Enorme! Estátua de Nossa Senhora maior que o Cristo Redentor é inaugurada em SP
- Índia inaugura estátua gigante de monge, quase do tamanho do Cristo Redentor
- Estátua da Virgem Maria fica intacta após incêndio na Itália
Faraó mais famoso do Antigo Egito
Ramsés II, também conhecido como Ramsés, o Grande, foi um dos faraós mais famosos e poderosos do antigo Egito.
Ele governou por um longo período, de 1298 a 1235 a.C., durante o que é conhecido como o Novo Reino, uma era de grande prosperidade e expansão para o Egito.
O faraó é especialmente conhecido por seu extenso programa de construção, que inclui cidades e monumentos por todo o Egito e Núbia.
Ramsés II tem aproximadamente 350 estátuas
Existem aproximadamente 350 estátuas do grande faraó Ramsés II.
Algumas foram feitas usando os mesmos métodos de outros reis do Egito Antigo: eles pegavam uma escultura existente e mudavam o nome do faraó anterior para o seu próprio, ou alteravam o rosto da estátua para se parecer com o deles.
O sarcófago de Ramsés II é considerado um dos mais impressionantes da época. A múmia dele está em exibição no Museu Nacional da Civilização Egípcia, localizado no Cairo.
Com informações de News Artnet.