Estudante maranhense vira embaixador mirim de programa científico federal
Um estudante maranhense de apenas 14 anos se tornou embaixador mirim de um programa científico federal. O garoto é uma fera nos estudos!
Valdemiro Brito Gomes foi escolhido oficial para ser embaixador do programa Pop Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa tem a função de popularizar a ciência no país.
Morador de Povoador Corisco, em São Bernardo, o pequeno prodígio tem inúmeras medalhas em prêmios em eventos de ciência. Valdemiro, assim como os demais, foi escolhido pelo seu trabalho em projetos e divulgação científica.
Embaixador mirim
Junto com Valdemiro, outras 9 crianças foram escolhidas para participar do lançamento do programa.
A cerimônia foi em Fortaleza, durante a assinatura do decreto que cria o Instituto Tecnológico de Aeronáutica da Cidade, em janeiro.
O convite foi feito por meio do Instituto Tecnológico de Aeronáutico, onde o garoto é sócio-mirim desde de 2023.
E assim como Valdemiro, todos os escolhidos tinham destaque com projetos e divulgação científica em seus estados.
Emocionado, Valdemiro disse estar muito realizado.
“É uma grande honra, eu me sinto muito privilegiado por ter me tornado embaixador do MCTI, representando meu estado, minha cidade e minha escola. Me sinto orgulhoso pela pessoa que me tornei hoje e muito grato a Deus pela vitória, em meio a tantas outras, essa foi a mais especial”, contou.
Colecionador de premiações
Desde cedo Valdemiro é destaque.
Esforçado e muito estudioso, o adolescente tem várias conquistas no currículo.
Entre as mais recentes está o Prêmio AEITA Sócios-mirins 2023 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Além disso, ele foi medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes, participou de um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com a Nasa e foi reconhecido com o Prêmio “International Star Kids Awards”.
A premiação celebra crianças talentosas em diversas áreas, como músicas, ciência, dança, esportes e mais.
O futuro
Com apenas 14 anos, o garotinho ainda está longe da faculdade, mas ele já pensa sobre o que quer para o futuro.
Enquanto a hora de decidir não chega, ele disse que quer focar em eventos científicos para deixar o currículo ainda mais potente.
“Pretendo ainda criar vários projetos, continuar participando de eventos, aumentar meu currículo, participar de tudo que eu puder”.
Na faculdade, ela balança entre dois cursos. Eu ainda não decidi o que vou estudar, se é engenharia computacional ou medicina, que também é um sonho de criança, mas quero continuar fazendo de tudo”, contou.
Leia mais notícia boa
- Caio, o gênio brasileiro de 15 anos, leva ouro em prêmio internacional de educação e agradece
- Garoto gênio de 13 anos, aprovado em 3 vestibulares, aprendeu a ler aos 2 anos
- Mini gênio de 10 anos é aprovado em vestibular pela segunda vez
Selfie com presidente
Na cerimônia do programa do governo federal, um momento muito especial: ele tirou uma foto com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Valdemiro aproveitou a oportunidade, chegou perto da autoridade e pediu uma foto.
“Tinha muita gente no evento, eu fui um dos poucos que falou com ele. A gente estava no palco, eu o cumprimentei, ele falou comigo de volta e tiramos a foto no palco. Foi bem especial”, lembrou o menino.
Com informações de G1.