Sabia que há algumas formas para você cancelar o PIX e reaver a quantia transferida por engano? Segundo o Banco Central, em casos de fraude, erro operacional ou não reconhecimento da operação, é possível contestar o PIX usando o MED PIX. Veja abaixo como fazer.
Já em caso de transferências feitas de maneira errônea, é preciso entrar em contato o mais rápido possível com a pessoa que recebeu, adiantando o processo de devolução. Cancelar um PIX oficialmente ainda não é uma medida implementada pelo Banco Central (BC) brasileiro, mas há casos em que a situação pode ser revertida.
Transferências em que o dinheiro ainda não saiu da conta, como o PIX agendado, são passíveis de cancelamento.
Transações imediatas
Como o PIX é um método de pagamentos instantâneo, ou seja, as transações são concluídas em poucos segundos, fica difícil fazer o cancelamento.
Uma vez que a ordem de pagamentos no sistema do banco Central Inicia, ela fica considerada como irreversível.
Mas calma, que se você fez um PIX de maneira errada, nem tudo é o fim do mundo: dá pra conseguir esse dinheiro de volta!
PIX Agendado
O PIX Agendado é uma dos casos em que se pode cancelar a transação.
Como o valor não é enviado na hora, você consegue acessar o aplicativo do banco e, sem a necessidade de nenhum mecanismo especial, cancelar o agendamento.
Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Caso você tenha sido vítima de fraude, roubo ou até mesmo falha na transição, é possível acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED).
O MED é uma ferramenta criada pelo Banco Central e que torna o PIX mais seguro, mas só pode ser aplicada nesses casos.
Veja o passo a passo para acionar o MED:
- Assim que perceber que foi vítima de golpe, acione o banco e comunique;
- Depois, o banco vai entrar em contato com a instituição que recebeu a transferência;
- O valor fica congelado por 72 horas e o destinatário da conta que recebeu a quantia será notificado;
- A partir das 72 horas, as instituições envolvidas farão uma análise do caso e dos documentos apresentados;
- Essa análise tem o prazo de até 7 dias para ser finalizada. Depois, com o golpe confirmado, você recebe o dinheiro em até 96 horas.
Leia mais notícia boa
- Caixa libera FGTS para vítimas da enchente no RS, veja como sacar
- Imposto de Renda: recebimento via Pix terá prioridade na restituição
- Veja como se proteger de 5 golpes, inclusive do PIX, que devem crescer em 2024
Como não errar no PIX
Para não errar na hora de realizar o PIX e ter problemas em reaver o dinheiro, é sempre bom revisar os dados antes de efetivar as transferências.
Veja essas dicas que podem ajudar com isso!
- Revise tudo: sempre revise, antes de cada envio, a quantia e a conta do destinatário. Isso pode evitar uma baita dor de cabeça. A maioria dos erros no PIX são causados por transferências com dados errados.
- Só pague com links oficiais: nada de pagar boletos por meio de QR Code desconhecidos. Só aceite boletos e cobranças de fontes oficiais e por meio de links oficiais das instituições financeiras.
- Use o app do banco: ao realizar uma transferência via PIX, usa apenas o aplicativo oficial da instituição bancária. Não abre links de internet, muito menos endereços enviados por WhatsApp ou e-mail. Esses sites podem roubar facilmente seus dados.