Se você está focado na dieta, mas adora um queijinho, saiba que não é preciso deixar o alimento de lado. Nessas horas, você pode optar por queijos menos calóricos como a ricota, cottage e até mesmo o queijo de cabra.
Essas são opções leves, que não comprometem a perda de peso e podem até mesmo te levar ao emagrecimento. Unindo baixo teor calórico e muita proteína, eles promovem a saciedade e controlam o apetite.
A ricota, por exemplo, é um queijo suave e produzido a partir do soro do leite. O resultado é um queijo com muito cálcio, que fortalece os ossos, e proteínas que te ajudam a ganhar músculos.
Leia mais notícia boa
- Três queijos brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo. Veja ranking!
- Queijos brasileiros melhores do mundo! 15 medalhas em concurso internacional
- Queijos brasileiros ganham concurso na França: 57 medalhas
Incríveis na dieta
Não pense que você vai precisar abandonar o queijo no café da manhã, porque não vai!
“A ingestão adequada de proteínas é vital para sustentar a saúde óssea e garantir sua estruturação adequada, juntamente a outros nutrientes essenciais”, explica Iana Mizumukai de Araújo, nutricionista da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).
Assim, garantir esses alimentos na dieta torna-se importante não só para o emagrecimento, mas também é um projeto futuro para envelhecer com saúde.
Além do mais, os queijos são super versáteis e combinam com tudo, não é? Você pode usar em saladas, com pães, pratos principais e muito mais.
8 melhores
Assim, agora que você já viu que os queijos não são inimigos, mas sim aliados, vamos aprender os 8 melhores para manter na dieta e potencializar a perda de peso.
- Ricota: a ricota é um dos melhores queijos com baixo teor de gordura. Em 100 gramas do alimento, há apenas 140 calorias. Incrível! Sem adicionar muitas calorias no prato, a ricota torna-se uma das opções saudáveis para comer enquanto está focado na dieta.
- Cottage: o cottage é uma opção muito boa para lanches rápidos e saudáveis. Versátil, ele tem alto conteúdo proteico, baixo teor calórico e ajuda a manter a dieta equilibrada, saudável e muito saborosa.
- Queijo de cabra: outra opção não tão calórica é o queijo de cabra. Uma porção de 28 gramas tem próximo de 70 calorias. Além disso, o queijo de cabra tem uma digestão mais fácil quando comparado ao leite de vaca.
- Muçarela de búfala: se você é daqueles que ama uma mussarela, uma opção é a mussarela de búfala. Cremosa e saborosa, ela é rica em proteínas e combina com pizzas light, sanduíches naturais, saladas e muito mais.
- Queijo minas frescal: o queridinho do brasil, minas frescal, tem 240 calorias em 100 gramas. É um queijo bem leve, versátil e uma excelente fonte de proteínas. Ideal para consumo no café da manhã, ou lanches da tarde, ele combina com quase tudo.
- Queijo feta: o queijo feta é um queijo de origem grega e uma porção de 28 gramas tem 75 calorias. Feito de leite de ovelha, mas em alguns casos misturado com leite e caba, o feta tem um textura granulosa. Baixo em calorias e gordura, esse queijo tem proteínas suficientes para ajudar na construção e reparação dos tecidos musculares.
- Queijo quark: muito comum na Europa, o quark tem a textura parecida com a do iogurte. Bem pobre em gorduras, e rico em proteínas, o quark é muito versátil e combina com tudo. No Brasil, pode ser difícil encontrar, mas na internet você encontra receitas de como produzi-lo na própria casa.
- Queijo parmesão light: o queridinho para o macarrão de domingo também não pode ficar de fora. Se você quer comer queijo parmesão sem muita culpa, opte pela opção light! Ele tem 20% menos calorias do que o parmesão convencional e torna-se uma excelente alternativa para quem não dispensa uma massa com queijo em cima.
Com informações de Portal Edicase.