Sabia que dá pra fazer manteiga em casa sem gastar muito? Se o alimento na prateleira dos mercados está caro, tem um jeito simples e caseiro para ajudar a economizar.
A manteiga caseira é feita a partir da nata – aquela camada cremosa que se forma no leite fresco – e tem suas raízes nas antigas fazendas, quando a família aproveitava tudo que o leite podia oferecer.
Para preparar o produto você só precisa de 500 ml de nata (creme de leite fresco) e sal a gosto. É claro que é possível incrementar sua manteiga com especiarias, mas aí fica a gosto de quem for preparar. Veja a receita completa abaixo!
Benefícios da manteiga
A manteiga é um alimento controverso no meio científico, mas diversos estudos mostram que ela pode sim trazer benefícios.
Uma pesquisa publicada no periódico Carcinogenesis sugere que o ácido linoléico conjugado (CLA, em inglês) da manteiga, pode ajudar na redução do crescimento de células cancerígenas.
Além disso, a mesma substância faz melhorar a taxa metabólica do organismo porque aumenta a queima de gordura e reduz o apetite.
A manteiga também oferece nutrientes importantes para a saúde do intestino, pele, olho, entre outros.
Apesar de ter um alto teor de gordura saturada, o ingrediente também é uma fonte de HDL, mais conhecido como “bom” colesterol.
Leia mais notícia boa
- Sai ranking das melhores marcas de manteiga do mercado, feito por especialistas
- Cocada rende negócio e sustento de gerações com receita de família
- Palmirinha: confira 10 receitas deliciosas da vovó mais amada do Brasil
Faça em casa
Você já deu uma olhada no ranking das melhores marcas de manteiga recém publicado aqui no Só Notícia Boa? Então, se o preço delas é salgado para o seu bolso, faça você mesmo em casa!
Ingredientes
- 500 ml de nata (creme de leite fresco)
- Sal a gosto (opcional)
O rendimento aproximado é de 200 gramas de manteiga.
Modo de preparo:
- Deixe a nata em temperatura ambiente por aproximadamente 30 minutos para facilitar o processo de bater.
- Depois, coloque a nata em uma batedeira e bata em velocidade média a alta. Você verá o produto passando pela fase do chantilly (espessa) e logo após, começa a se separar em sólidos e líquidos. Bata até que a manteiga se separa completamente do soro.
- Escorra o líquido (chamado de buttermilk) e reserve. Esse líquido pode ser importante para outras receitas como pães, biscoitos e bolos.
- Lave toda a manteiga, isso faz com que o alimento dure mais. Coloque o produto em uma tigela com água fria e amasse com uma colher. Vá trocando a água e repetindo o produto até que a água saia limpa.
- Se desejar, a hora de adicionar sal é agora.
- Coloque a manteiga em um pote hermético e conserve na geladeira. Refrigerada, ela pode durar até duas semanas. Caso você prefira, é possível congelar.
Manteiga gourmet
Se você quer uma manteiga mais gourmet, é possível incrementar com diversos ingredientes.
O alho frito, triturado, misturado na manteiga gera um sabor bem intenso.
Já as raspas de limão vão dar um toque cítrico. Você vai ser chamado de chef por todos!
As ervas finas como salsinha, cebolinha e manjericão também dão um toque especial.
Por fim, se você gosta de pimenta, a pimenta calabresa é uma ótima opção para turbinar sua manteiga.
Com informações de Receitas de Pesos.