Um homem, que é caçador de tesouros pré-históricos, achou um esqueleto de dinossauro raro perto da casa dele. Era um esqueleto completo de um estegossauro macho adulto e agora ele poderá ganhar US$ 6 milhões – quase R$ 31,7 milhões em recompensa.
É que a raridade vai a leilão em julho, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Detalhe: não é a primeira vez que Jason Cooper, de 45 anos, encontra um fóssil considerado peça de museu. No passado, ele achou outras raridades, mas não da dimensão desta.
A diferença, desta vez, é que Jason Cooper tropeçou nesse esqueleto de dinossauro raro exatamente no dia do aniversário dele. “Nós olhamos em volta e meu amigo encontrou algumas vértebras. Eu disse: ‘Oh meu Deus, este está sendo um ótimo aniversário!’” , disse o norte-americano.
Tropeço
O caçador de tesouro caminhava na região de Morrison, no Colorado, Estados Unidos quando encontrou a raridade. Por lá, são comuns os relatos sobre fósseis do período pré-histórico.
Primeiro, ele descobriu três quartos do esqueleto completo do estegossauro macho adulto. O esqueleto do dinossauro raro media 3,5 metros de altura por 8 metros de extensão – do topo da cabeça à ponta da cauda pontiaguda.
Cooper disse que, aos poucos, foi desenterrando o fóssil. “Eu vi as pontas de uma cauda saindo e algumas placas grandes em suas costas. Eu poderia dizer que ainda estava enrolado.”
Com o esqueleto em casa, o caçador de tesouros pré-históricos removeu os sedimentos e rochas dos ossos mineralizados.
O homem batizou o esqueleto de “Apex” porque representava o tamanho total que o estegossauro poderia atingir.
O estegossauro era um animal era herbívoro, com dentes pequenos e cabeça desproporcional em relação ao restante do corpo.
Leia mais notícia boa
- Dinossauro que viveu na Bahia é batizado como Tieta
- Pegadas de dinossauros e pinturas de 145 milhões de anos são encontradas no Brasil
- Tronco mais antigo que dinossauros é encontrado no Piauí
Um tesouro
Ele disse que doou muitas peças para instituições científicas, mas este foi destinado aos showrooms da Sotheby’s na ilha de Manhattan, em Nova Iorque.
Alguns dos mais famosos esqueletos fossilizados de dinossauros, incluindo tiranossauros completos e os famosos “dinossauros em duelo” de Montana, foram leiloados.
Mas esta é a primeira vez que um estegossauro do tipo vai para uma grande casa de leilões internacional.
Segundo especialistas, é uma descoberta extremamente importante porque até as impressões da pele do animal foram preservadas.
O leilão está previsto para ser realizado até o final de julho.
Com informações de Good news network