Justiça espanhola condena torcedores por racismo contra Vini Jr
Três torcedores do Valencia, que cometeram racismo contra Vini Jr, foram condenados a oito meses de prisão na Espanha. Além disso, eles serão afastados dos estádios de futebol. Não passarão!
A condenação inédita foi anunciada pela La Liga e além da prisão, os culpados também vão pagar uma multa. Os cantos em questão, foram dirigidos a Vinicius Jr no dia 21 de maio de 2023, em Mestalla, na Espanha.
“Esta decisão é uma ótima notícia no que diz respeito à luta contra o racismo na Espanha, pois repara o mal sofrido por Vinicius Jr e envia uma mensagem clara às pessoas que vão a um estádio de futebol para lançar abusos”, disse Javier Tebas, presidente da La Liga.
Condenação histórica
Essa é a primeira sentença da história da La Liga por racismo. A instituição, que vinha sendo muito questionada por não tomar medidas que evitassem os insultos no estádio, agora toma iniciativa.
A pena inicial era de 12 meses de prisão, mas foi reduzida por um acordo na fase de investigação preliminar.
Com isso, o trio vai ficar 8 meses preso e não poderá frequentar jogos da Seleção Espanhola ou partidas oficiais da La Liga.
Durante a audiência, o grupo ainda leu uma carta de desculpas a Vinicius Jr, a La Liga e ao Real Madrid.
Leia mais notícia boa
- Vini Jr é eleito o melhor jogador da Champions League
- Vini Jr. ovacionado! É o 1º brasileiro a marcar em 2 finais e Real Madrid conquista a Champions League
- Vini Jr. responde ao garoto que cortou cabelo igual ao do jogador
Relembra o caso
Em maio de 2023, o Real Madrid jogava contra o Valencia em Mestalla, quando a torcida proferiu gritos de “mono” (macaco, em espanhol), ao longo de toda a partida.
O jogador então puxou o árbitro avisou do que estava acontecendo. O juiz chegou a conversar com os jogadores e técnicos dos dois times.
A partida ficou, por um momento, paralisada após o episódio.
Real Madrid se pronuncia
O Real Madrid, recém campeão da Champions com gol de Vini Jr na final, se posicionou em defesa do jogador e da condenação.
“O Real Madrid, que neste processo juntou a acusação privada com Vinicius Junior, continuará a trabalhar para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do desporto”, disse em nota.
Veja o anúncio da La Liga:
✅LALIGA logra la primera sentencia condenatoria en España por insultos racistas en el fútbol.
⚖️Se ha impuesto a los tres culpables que insultaron a @vinijr en Mestalla una pena de 8 meses de prisión y la imposibilidad de acceder a un estadio durante 2 años.
— LALIGA Corporativo (@LaLigaCorp) June 10, 2024
O Real Madrid também se posicionou:
Comunicado Oficial.#RealMadrid
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) June 10, 2024