Arqueólogos da Grécia descobriram um misterioso palácio de 4.000 anos que pode ter sido usado no passado para rituais. O monumento foi encontrado na Ilha de Creta!
A estrutura circular é composta por oito anéis de pedra com paredes que os cruzam para formar salas. O edifício segue um formato labiríntico, cobre uma área de aproximadamente 1.800 m² e tem 48 m de diâmetro.
A descoberta foi encontrada por acaso, quando trabalhadores da construção civil instalavam um sistema de radar de vigilância para um novo aeroporto na região. Com base no que foi encontrado, os arqueólogos dataram o edifício entre 2.000 e 1.700 aC.
Usada para rituais
Diversas Pistas indicam que o local pode ser usado para eventuais rituais minóicos.
“A quantidade e tipo de achados, bem como a presença de grande quantidade de ossos de animais, não indicam até agora o uso residencial, mas provavelmente uso periódico na forma de rituais eventualmente ocorridos, mas provavelmente uso periódico na forma de rituais eventualmente ocorridos, que envolviam consumo de alimentos, vinho e talvez oferendas”, explicou em nota o Ministério da Cultura da Grécia .
O Ministério ainda disse que a estrutura, pelo tamanho monumental, pode ter sido usada como uma espécie de construção comunitária muito importante para a população local.
Leia mais notícia boa
- Com IA estudantes decifram pergaminhos carbonizados há 2 mil anos e ganham prêmio
- Palácio de Alexandre, o Grande, reabre após 16 anos de reformas
- Templo raro romano enterrado é descoberto durante construção de supermercado
“Achado grande”
Após a primeira análise do material que foi encontrado, o Ministério da Cultura informou que a importância agora é proteger o monumento, até que as escavações acabem.
“A prioridade de todos nós é a proteção do monumento, deste achado único. Todos nós compreendemos a importância e o valor do património cultural. Todos nós entendemos o tamanho do desenvolvimento do projeto específico, que está sendo feito em Kasteli”.
O principal período de utilização, segundo fontes oficiais, parece ter sido entre (200-1700 a.C), ou seja, início do período Paleopalacial (MMI-II). Uma camada de cerâmica neopalaciana indica que o monumento foi usado durante um longo tempo.
Os anéis formam um centro circular, com um interior dividido em 4 quadrantes. A zona A fica circundada por uma segunda zona principal, com as paredes cruzadas verticalmente.
Próximos passos
Agora, o grupo quer esclarecer qual o caráter do monumento e se há alguma relação com centros residenciais e religiosos da mesma época encontrados nas proximidades.
As investigações para construção do Novo Aeroporto Internacional de Heraklion, já entregou mais de 35 sítios arqueológicos, de acordo com o Ministério.