Estudantes de uma universidade norte-americana criaram um soprador de folhas extremamente silencioso e eficiente. O ruído, quando comparado com os já existentes no mercado, é reduzido em aproximadamente 40%.
A invenção é de estudantes de engenharia da Universidade Johns Hopkins. O desafio diante dos inventores era grande: pegue um soprador de folhas, mas faça-o silencioso.
Além de reduzir o nível geral de ruído, o soprador também apaga frequências desagradáveis, no passo que continua sendo extremamente eficiente. Com o sucesso do produto, a multinacional Stanley Black & Decker comprou a patente e vai fabricar e vender as novas ferramentas!
Pesquisa sobre soprador
Os meses que antecederam a invenção foram de muita pesquisa. Toda a equipe se debruçou sobre sopradores de folhas já existentes, com o intuito de aprender tudo sobre a máquina.
Em setembro do ano passado foi quando os trabalhos começaram. O grupo partiu de um soprador de folhas elétrico ou movido a bateria, porque esses já são mais silenciosos que os motivos a gás.
“O som que sai deste soprador de folhas é muito complicado e contém muitas frequências diferentes”, contou Andrew Palacio, participante do grupo em entrevista para Universidade de John Hopkins.
Leia mais notícia boa
- Conheça o Castor, um robô que ajuda no tratamento de crianças com autismo
- Nova prótese de mão permite sentir a temperatura: “Pude sentir o calor de outra pessoa”
- Brasileiros criam prótese de bambu barata para pessoas que perderam a perna
40 versões e solução mágica
O grupo estudou mais de 40 versões do objeto e definiu uma solução que finalmente deu certo: um acessório que corta o ruído da máquina.
A invenção funciona quase como o silenciador de uma arma ou num carro. “Nosso produto absorve todo o ar e o separa. Parte desse ar sai como está e parte sai deslocada”, explica Andrew.
É a combinação dessas duas repartições que torna o soprador bem menos barulhento. “Em última análise, amortece o som à medida que sai, mas mantém toda aquela força, que é sua beleza”, explicou o jovem.
Redução de frequências
O som geral foi reduzido em 37%, mas em relação às frequências mais estridentes e irritantes, o grupo conseguiu um sucesso incrível, 94% de redução deste tipo de frequência.
Logo, além de mais silenciosa, a máquina também soa bem mais agradável do que as tradicionais.
“É a diferença entre ouvir um assobio agudo e ouvir o que você pode chamar de ruído do vento”, contou Madison Morrison, aluno do projeto.
Multinacional interessada
O design impressionou os funcionários da Stanley Black & Decker, que adquiriu a patente da máquina.
“Não é apenas uma coisa teórica legal que ficará na prateleira e nunca mais será falada – está pronta para ser fabricada em massa”, explicou Nate Greene, gerente sênior de produtos da Stanley.
Agora, os estudantes querem aplicar a solução para aparelhos com ruído semelhante, como aspiradores e secadores de cabelo.
Veja o vídeo do soprador de folhas silencioso: