Um couro ecológico fabricado a partir do abacaxi promete ser bastantes resistente e biodegradável, sem aditivos sintéticos. Além de sustentável, o couro é bonito e se adapta bem às cores, por meio de pigmentos naturais, como borra de café, chás e cenoura. Um sapato foi criado como experimento científico.
Cientistas da Universidade e Mahidol, da Tailândia, desenvolveram o produto à base de fibras e folhas de abacaxi. O material recebe uma série de tratamentos químicos até ser transformado em couro.
Uma vez já na forma de couro ecológico, o produto apresenta elasticidade, resistência e maleabilidade. “Tem potencial para revolucionar a indústria do couro e contribuir para um futuro mais amigo do ambiente”, observam os cientistas em comunicado.
O couro
Feito a partir da extração mecânica de fibras de folhas e resíduos de abacaxi, o material recebe dois tipos de tratamento. Inicialmente, o produto recebe hidróxido de sódio, depois tratado com látex de borracha natural e, por fim termicamente e comprimidas.
O tingimento com pigmentos naturais é a última etapa.
De acordo com estudos da equipe tailandesa, a resistência do couro ecológico de abacaxi é semelhante à do couro bovino.
Segundo os cientistas, esse novo couro supera as alternativas que estão no mercado feitas à base de fungos e os sintéticos.
Leia mais notícia boa
- Etanol fica mais barato nos postos em junho, revela pesquisa
- Enzima da Amazônia pode triplicar produção de etanol
- Químico vira produtor de queijo vegano e fatura quase R$ 500 mil
Perspectivas
Há outras alternativas de couro ecológico, feitas à base de frutas, como maçã e banana. Mas muitos destes materiais não são totalmente biodegradáveis, contendo pequenas quantidades de aditivos sintéticos.
Já este couro à base de abacaxi é totalmente biológico e sem sintéticos, segundo os pesquisadores da Tailândia.
Em 2022, um relatório do mercado global de alternativas de couro de base biológica informou que este mercado deveria crescer 47,5%, no período de 2021 a 2027.
Informações do Vegconomist