Garoto superdotado de 12 anos ganha bolsa para faculdade ao concluir ensino médio

-
Por Renata Dias
Imagem de capa para Garoto superdotado de 12 anos ganha bolsa para faculdade ao concluir ensino médio
Garoto superdotado de 12 anos ganha bolsa para faculdade ao concluir ensino médio. O Soborno Isaac Bari, tem apenas 12 anos. - Foto: NYPost

Um garoto superdotado de 12 anos conclui o ensino médio e ganha bolsa para faculdade, depois de ser rejeitado em algumas universidades por ser jovem demais.

O norte-americano de origem indiana Soborno Isaac Bari, de 12 anos, acaba de se formar Malverne High School, em Nova York, nos Estados Unidos. E no próximo semestre ele começa a faculdade na Universidade de Nova York.

Na cerimônia de formatura do ensino médio, Soborno ganhou muitos aplausos do público enquanto recebia o diploma. “Quando eu estava andando pelo palco, ouvi muitos aplausos, e isso realmente me fez sentir bem-vindo”, disse Soborno ao NYPost Soborno, poucos dias de seguir para faculdade.

Pulou cinco séries

Soborno vai cursar faculdade de matemática e física. Ele sonha em seguir para o doutorado e se tornar professor universitário.

Para chegar onde está, o garoto superdotado pulou cinco séries na escola fundamental e, foi direto para o ensino médio. Para se formar tão rápido, adiantou as disciplinas pela manhã e de tarde.

E ele arrasa desde cedo. Aos 7 anos, o superdotado escreveu o livro “O Amor”, que conta a história imagina um mundo sem o terrorismo. Aos 9 anos, a Universidade de Harvard reconheceu suas habilidades de “solução de problemas” e o aceitou no programa de superdotados de Nova York.

O garoto também foi convidado para dar aulas como professor convidado de física na Universidade de Mumbai, na Índia.

“Talvez eu faça com que pareça fácil, mas é o mais longe que você pode chegar é que é fácil”, disse o garoto.

Leia mais notícia boa

Garoto superdotado

Para comemorar a formatura e o ingresso na faculdade, o garoto superdotado se reuniu com a família: mãe, pai, irmão e avós.

Ele não esquece que, ao se candidatar às faculdades, foi rejeitado por algumas universidades porque é obrigatório que os alunos do 1º ano morem no campus — e ele é jovem demais para isso.

Mas a virada já começou.

“É o início de um novo capítulo na minha vida”, disse o garoto. “Espero poder terminar meu doutorado aos 16 anos.”

Os pais Rashidul Bari e Shaheda se dizem “muito orgulhosos” da motivação acadêmica do filho.

Olha ele com a família:

Garoto superdotado de 12 anos ganha bolsa para faculdade ao concluir ensino médio. A família é puro orgulho. Foto: NYPost

Garoto superdotado de 12 anos ganha bolsa para faculdade ao concluir ensino médio. A família é puro orgulho. – Foto: NYPost