Só Notícia Boa
Comercial
Fóssil de um dos dinossauros mais antigos do mundo é encontrado no RS
17 de julho de 2024
- Renata Dias
Após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, um fóssil de um dos dinossauros mais antigos do mundo foi encontrado na região. Foto: Rodrigo Temp Müller, Arquivo Pessoal

Após as enchentes que atingiram o RS (Rio Grande do Sul), pesquisadores descobriram o fóssil de um dos dinossauros mais antigos do mundo. Os herrerassaurídeos viveram entre 233 e 230 milhões de anos atrás. Há informações deles no Brasil,  na Argentina e nos Estados Unidos.

Uma equipe do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Universidade Federal de Santa Maria (Cappa) trabalhou por quatro dias, em sítios arqueológicos, da região de São João do Polêsine (RS). A área foi bastante atingida pela tragédia causada pelas chuvas e enchentes.

Porém, a enxurrada revelou a descoberta de quase completo de um dinossauro no sítio Predebon. A equipe do Cappa monitorava a região e, em maio, concluiu os trabalhos. Mas só agora anunciou o achado.

Dinossauro da família Herrerasauridae

Os paleontólogos descobriram o fóssil quase inteiro de Gnathovorax cabreirai, um dos dinossauros mais antigos e completos da família Herrerasauridae.

Bípede, o Gnathovorax cabreirai chegava a medir 3 metros de comprimento e, apesar de ser menor do que outros predadores do Jurássico ou Cretáceo, era um dos maiores carnívoros do ambiente em que ele vivia.

O paleontólogo Rodrigo Temp Müller disse que o bloco com o fóssil foi retirado em maio e está sendo preparado por alunos no Cappa. A preparação envolve a remoção e limpeza dos ossos para permitir uma análise detalhada e comparações com outros fósseis.

“Vamos levar alguns meses para concluir essa análise. Esse novo fóssil pode ser uma espécie desconhecida da família Herrerasauridae ou outro exemplar do Gnathovorax cabreirai. Mesmo que seja ele, aumentaremos nosso conhecimento sobre a espécie,” afirmou Müller.

Leia mais notícia boa

Era Mesozoica

Os dinossauros viveram na Terra no período da Era Mesozoica (entre aproximadamente 250 e 65 milhões de anos atrás).

Muitas espécies foram registradas nesse momento, mas algumas dominam o imaginário de todos por causa do cinema e da ficção científica, como o Tyrannosaurus rex.

Os dinossauros predadores mais conhecidos são encontrados em rochas do Período Jurássico ou Cretáceo (entre 201 e 65 milhões de anos).

No primeiro período da Era Mesozoica, o Triássico, os dinossauros carnívoros são raros, eram menores e pouco conhecidos, segundo o Jornal da USP e o Terra.

Depois de quatro dias de escavações, um fóssil de um dos dinossauros mais antigos do mundo é encontrado no RS (Rio Grande do Sul). Foto: Rodrigo Temp Müller, Arquivo Pessoal