Atletas das Coreias do Sul e do Norte posam juntos para selfie e internet reage; “Harmonia e paz!”
Juntos os atletas das Coreias do Sul e do Norte posaram para uma selfie no pódio das Olimpíadas e a internet reagiu imediatamente. Adversários políticos históricos, desde a divisão entre os dois países há mais de 70 anos, a imagem surpreende e encanta internautas, que exaltam o espírito olímpico que defende a disputa em clima de paz e harmonia.
Os jogadores de tênis de mesa posaram para a foto no pódio. Na foto estão os chineses Wang Chuqin e Sun Yingsha, os sul-coreanos Lim Jonghoon e Shin Yubin, e os norte-coreanos Ri Jong Sik e Kim Kum Yong. Uma seguidora na internet resumiu: “Harmonia e paz!”.
A imagem rara, numa demonstração simbólica de trégua, rodou o mundo. A Coreia do Sul conquistou o bronze e a Coreia do Norte levou a prata nas duplas mistas nas Olimpíadas. Wang Chuqin e Sun Yingsha, da China, ficaram com o ouro. O sul-coreano Lim Jong-hoon fez a foto.
Reação na internet
No perfil do WTT, grupo de publicação destinado ao tênis de mesa, seguidores reagiram imediatamente à imagem dos atletas juntos na selfie. Houve muitos comentários em inglês e coreano. O tom político prevaleceu.
“Harmonia e paz! É disso que precisamos”, sintetizou uma internauta.
Outro em coreano colocou um poema que resumia: o coração é de todos, o coração coreano.
Para um seguidor, a imagem é muito simbólica. “A foto nos permitiu ver como a Ásia seria pacífica e bonita”, disse.
Outro internauta, em inglês, destacou a importância da foto. “Um momento tão incrível e significativo! Simplesmente fantástico.”
Para um internauta, que reagiu também em inglês, a explicação para a trégua esportiva é uma só. “Acho que as pessoas nunca são o problema… Os governos, sempre.”
Juntos os atletas das Coreias do Sul e do Norte posam para selfie no pódio das Olimpíadas e a internet reage. Inimigos históricos, a imagem surpreende e encanta internautas, que exaltam o espírito olímpico que defende a disputa em clima de paz e harmonia.
Leia mais notícia boa
- Primeira medalha de ouro do Brasil em Paris 2024 é da judoca Beatriz Souza; brilhou
- Olimpíadas: Jade Barbosa desenha collants da equipe de ginástica
- Judoca Larissa Pimenta protagoniza momento emocionante após vitória nas Olimpíadas
Histórico bélico
O clima de guerra entre Coreias do Sul e do Norte prevalece, desde a década de 1950, quando houve a separação entre os dois países. Há uma fronteira militarizada entre eles. Não há permissão de cidadãos circularem, muitas famílias foram divididas por causa do conflito.
Nas últimas semanas, as tensões se intensificaram porque a Coreia do Norte lançou balões com lixo na direção da Coreia do Sul.
Em Paris, logo na abertura houve momentos de constrangimento porque a delegação com 143 atletas da Coreia do Sul foi apresentada como sendo da Coreia do Norte. Os organizadores tiveram de pedir desculpas.
O fato ocorreu quando os atletas sul-coreanos participaram do evento em um barco navegando pelo rio Sena, segundo o site DW