A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no país, acaba de ultrapassar a marca de 4 mil brasileiros superdotados, incluindo exatos 1283 crianças e adolescentes mapeados.
Nos últimos seis meses, o crescimento foi de aproximadamente 1000 novos identificados. O esforço da Associação Mensa Brasil vem acompanhado da ampliação da capacidade de atendimento e de investimento em inteligência artificial.
Para o presidente da organização, Carlos Eduardo Fonseca, “graças a parcerias firmadas, temos conseguido ser mais assertivos na identificação de superdotados e obtivemos benefícios em ações de gestão interna”, disse em entrevista ao Só Notícia Boa.
Inteligência artificial ajudou
Para David Quintão, diretor de operações da empresa o uso de inteligência artificial ajudou a mapear melhor os superinteligentes, assim como montar o relatório da associação.
“Utilizamos a inteligência artificial não apenas para identificar superdotados, mas também para otimizar processos internos, aumentando a eficiência de sistemas”, contou.
“Além disso estamos fortalecendo o engajamento dos membros e ajudando a Mensa Brasil a se tornar uma associação ainda mais capacitada a oferecer suporte e desenvolvimento aos seus associados, de maneira inovadora e diferenciada”.
Leia mais notícia boa:
- Gênio brasileiro de 2 anos sabe alfabeto, número e cores em várias línguas
- Bebê usou máscara de oxigênio improvisada com embalagem de bolo tem alta da UTI em Natal
- Médica age rápido e usa embalagem de bolo como máscara de oxigênio para salvar bebê no RN
País de superdotados
Segundo mapeamento da entidade, do total de pessoas identificadas no Brasil, o estado de São Paulo lidera a lista, com 1700 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 423 pessoas, Minas Gerais, com 322, Paraná, com 308, e Distrito Federal, com 250 (veja lista completo abaixo).
Do total de superinteligentes identificados pela entidade no Brasil, aproximadamente 32% são menores de idade, somando 1283 crianças e adolescentes.
A primeira criança entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha 9 anos. Os identificados mais novos atualmente pela Mensa Brasil possuem 2 e 3 anos de idade. Já o identificado com mais idade possui atualmente 75 anos.