O ator Wagner Moura vai viver o educador Paulo Freire nas telonas. A nova cinebiografia, com o título “Angicos”, conta a história do brasileiro que revolucionou a educação com um método pioneiro de alfabetização de adultos.
Tudo começou na cidade de Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte. Em 1963, pela primeira vez, Paulo Freire aplicou o método de alfabetização para jovens e adultos. De tão famoso, o sistema se tornou conhecido como “método Paulo Freire” de ensino e foi exportado para o mundo.
O filme é visto como a chance de destacar o legado de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. O método inovador de ensino dele é baseado no respeito ao conhecimento individual, mas uma filosofia de vida e educação.
Enredo do filme
O filme, segundo o site Adoro Cinema, tem como fio condutor o início de Paulo Freire, como educador, no interior o Rio Grande do Norte. Em 40 horas, ele simplesmente conseguiu alfabetizar 300 pessoas, conforme documentário produzido pelo Instituto Paulo Freire.
O brasileiro virou referência internacional, em Cuba, durante a revolução. Os irmãos Fidel e Raul Castro utilizaram o método do brasileiro para alfabetizar a população local. Cuba mantém taxa zero de analfabetismo.
Conhecido pela “Pedagogia do Oprimido”, o educador parte do princípio do respeito aos conhecimentos mais próprios das pessoas – o homem da terra, a pessoa que vive em situação de rua e assim por diante. A partir daí, aplica o método de ensino.
Leia mais notícia boa
- Começa festival de cinema a céu aberto em Brasília; veja como assistir
- Brasil lança plano de IA que vai melhorar educação, SUS e gerar empregos
- Filme Guerra Civil, com Wagner Moura, estreia nesta quinta no Brasil, após sucesso nos EUA
A nova cinebiografia
O roteiro de “Angicos” foi desenvolvido em parceria entre Felipe Hirsch, Itamar Vieira Junior e Juuar, com a produção de Adriana Tavares.
A família de Paulo Freire e o Instituto Paulo Freire estão envolvidos como consultores, garantindo que o filme seja fiel à história do educador.
Grande brasileiro
De acordo com historiadores, Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado. Ele recebeu 35 títulos de Doutor Honoris Causa, é nome de ruas e de escolas.
Nascido em São Paulo, o educador passou a vida em Recife, Pernambuco. Morreu aos 75 anos, em 1997.
Os críticos de Paulo Freire o associam à filosofia socialista. Era um defensor do social e dos excluídos, pregava a simplicidade na educação e no ensino, além do respeito ao conhecimento não formal.
Por que Wagner Moura?
Wagner Moura tem uma trajetória profissional marcada por seu engajamento político e social.
É um defensor das ações voltadas para a educação e cultura, princípios que norteiam o “método Paulo Freire” de ensino.
A cinebiografia de Paulo Freire ainda não tem data de lançamento.