Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank comemoram: a influencer Day MacCarthy foi condenada por racismo contra Titi, filha do casal, e sentenciada a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado, mas ainda pode recorrer.
Segundo a advogada da família, a decisão da Justiça do Rio é histórica e inédita. Os pais disseram que a vitória é de toda a comunidade.
“Seguimos confiantes na atuação consistente do Judiciário para assegurar que crimes de racismo sejam devidamente reconhecidos e punidos. Há anos estamos lutando por entendermos que esta vitória não é nossa, mas da nossa filha, coletiva e de toda uma comunidade”, disseram Bruno e Giovanna nas redes.
Bruno Gagliasso registrou queixa contra influencer condenada por racismo
O processo demorou sete anos até a sentença. Em 2017, Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank registraram queixa de racismo na polícia sobre os ataques à Titi – Chissomo – à filha do casal, agora com 11 anos.
Segundo Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, quando a filha foi alvo pela primeira vez, ela tinha apenas 4 anos e não compreendia o que se passava.
Com 22,2 milhões de seguidores, Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank agradeceram nas redes sociais o apoio recebido e publicaram uma nota sobre a condenação da influencer.
Leia mais notícia boa
- Vini Jr. recebe onda de solidariedade após ataques racistas na Espanha
- Lei Vini Jr é sancionada; vai paralisar partidas em casos de racismo e homofobia
- Vôlei brasileiro lança campanha contra discriminação; Com preconceito não tem jogo
A condenação da socialite
A brasileira Day MacCarthy – que se chama Daiane Alcântara Couto de Andrade – mora no exterior.
Ela participou das audiências por videoconferência e foi condenada pelos crimes de injúria racial e racismo.
Não tem fiança contra o crime de racismo, nem prescreve.
Decisão histórica
Para a advogada Juliana Souza, que defende Titi e o casal de atores, é uma decisão histórica.
Como preta e presidente fundadora do Instituto Desvelando Oris, Juliana disse, em entrevista à TV Globo, que a condenação é um marco para muitas famílias que sofrem de racismo.
“Eu fui uma criança negra que sofri racismo. Então, isso sempre me emociona muito porque a gente não está falando de uma família. São várias crianças negras que passam por situações como essa diuturnamente”, afirmou.
Em seguida, a advogada acrescentou que: “A nossa expectativa, nossa esperança, é que esse caso sirva de exemplo, que esse precedente histórico siga de exemplo para outras decisões da mesma natureza”.
O crime contra Titi
Em 2017, nas redes sociais, a influencer Day McCarthy chamou Titi de “macaca horrível”.
Não satisfeita foi mais adiante nas agressões. “A menina é preta, tem um cabelo horrível de pico de palha e um nariz de preto, horrível, e o povo fala que a menina é linda? Aí essas mesmas pessoas vêm ao meu Instagram me criticar pela minha aparência?”.
O advogado de Day MacCarthy, Gil Ortuzal, disse que a influencer confessou o crime e que está arrependida do que fez. Ela está na Bélgica.
A socialite também foi condenada ao pagamento das custas processuais e poderá recorrer, como dissemos acima, mas a decisão atual determina a execução imediata da pena.
Racistas não passarão!
Veja o post de Bruno Gagliasso e Giovana sobre a influencer condenada por racismo contra Titi:
Ver essa foto no Instagram