Mulher faz 102 anos, se torna a paraquedista mais velha da Grã-Bretanha e arrecada dinheiro para caridade
Aos 102 anos, o que essa mulher gosta mesmo é de novidade. Não é à toa que ela se tornou a paraquedista mais velha da Grã-Bretanha. Detalhe: quando completou 100 anos, ela correu numa Ferrari. Destemida, a ex-veterana idosa serviu na Segunda Guerra Mundial, pela Marinha Britânica.
Manette Baillie saltou de um avião para comemorar seu aniversário e arrecadar dinheiro para três instituições de caridade. Ela conseguiu mais de £ 10.000 (quase R$ 73 mil). Uma das instituições agraciadas salvou o filho da idosa após um acidente de mergulho na Ilha de Wight em 1960.
“[Quero] servir de coração e alma nossa adorável comunidade”, disse a vovó. E ela ensina o que faz para se manter tão ativa: “Você deve sempre procurar por algo novo. Eu já fui casada com um paraquedista, mas nunca fiz [um salto de paraquedas] eu mesma.”
Elogios do príncipe William
O salto da paraquedista mais velha da Grã-Bretanha foi acompanhada por um público considerável. Ela é querida na cidade de Benhall Green, onde mora há 60 anos. Até o príncipe William, herdeiro da coroa britânica, mandou carta para ela.
Emocionada, a idosa não se fez de rogada. “Quando a porta se abriu, pensei, não há mais nada que eu possa fazer ou dizer. Apenas pule.” Em seguida, completou: “Bem, acho que pulei”.
Manette disse que foi tudo tão rápido que se lembra pouco do momento. “Lembro das minhas pernas saindo e é meio que um borrão. Fechei os olhos. Parece que viajamos a uma velocidade muito rápida.”
Leia mais notícia boa
- Aos 100 anos, idoso contraria o tempo e esbanja saúde e lucidez; vontade de Deus
- USP busca idosos centenários para pesquisa sobre envelhecimento e fatores genéticos
- Idoso brasileiro de 100 anos faz ensaio com noiva de 57; não se desgrudam
Como teve a ideia
A idosa teve a ideia de saltar de paraquedas depois de ouvir sobre o pai de um amigo, de 85 anos, que tinha se arriscado na aventura. “Se um homem de 85 anos consegue, eu também consigo.”
De acordo com o jornal The Guardian, ao completar o salto com sucesso, Manette quebrou o recorde de paraquedista mais velho da Grã-Bretanha, estabelecido anteriormente por Verdun Hayes, de Devon, em maio de 2017, quando ele saltou com 101 anos e 38 dias.
Homenagens e flores
Depois de pousar, a idosa ficou com um sorriso no rosto e recebeu um buquê de flores de representantes da East Anglian Air Ambulance.
“Adoramos ouvir as histórias inspiradoras dos apoiadores”, informou o representante da instituição de caridade. “Ficamos completamente impressionados quando ouvimos sobre a gentileza de Manette e seus planos emocionantes para comemorar seu 102º aniversário”.
O príncipe William, que foi voluntário da instituição de caridade, escreveu para a idosa:
“Catherine e eu ouvimos que você celebrará seu 102º aniversário na semana que vem com um salto de paraquedas! Sabendo que você comemorou seu 100º aniversário correndo com uma Ferrari, em Silverstone, então não estamos surpresos.”
Olha a carinha dela: