Veja como está lindo o cavalo Caramelo resgatado na enchente do RS
Lindo e forte, o cavalo Caramelo, resgatado no Rio Grande do Sul, parece outro. Ele participou em grande estilo do Desfile dos Campeões da Expointer 2024, em Esteio, no RS.
O cavalo virou símbolo de esperança e luta. É que ele foi resgatado de cima de um telhado durante as enchentes no RS. Na ocasião, estava frágil, magro e bastante debilitado.
Além de lindo e saudável, Caramelo foi tratado, recebeu vacinas e ganhou 50 kg. Foi a estrela da festa da Expointer, a feira de agropecuária do Rio Grande do Sul. “É um ícone de bravura e guerreiro como ele é”, disse Eder Araújo, aluno de veterinária, que conduziu o cavalo.
Estrela da festa
Caramelo desfilou altivo e bem enfeitado diante de um público que não parou de aplaudi-lo. “Ele é o grande campeão das enchentes e de tudo o que a gente passou”, afirmou o professor coordenador do curso de Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Jean Soares.
Segundo Jean, a presença de Caramelo na feira representa o símbolo da reconstrução e da resiliência do povo gaúcho.
“Ele está super bem já faz algumas semanas e está bem alimentado. Apareceram vários interessados em ficar com ele, inclusive a Ulbra. Estamos cuidando para que a prefeitura lhe dê o melhor destino, assim como fará com os outros animais resgatados”, disse Soares.
Leia mais notícia boa
- Após resgate, cavalo Caramelo está 40kg mais gordinho e saudável!
- Cavalo Caramelo resgatado em cima de telhado se recupera bem; pode ser adotado!
- Cavalo leva amor e carinho a pacientes terminais; menos remédios pesados
Simbolismo gaúcho
A Expointer 2024 representa um novo momento para o Rio Grande do Sul, conforme o Correio do Povo.
O estado enfrenta um processo de dívidas acumuladas desde 2021, causadas por três estiagens e agravadas pelas enchentes.
Caramelo é simbolicamente essa virada, uma vez que superou as dificuldades e hoje está forte, lindo e saudável.
O resgate do Caramelo
O cavalo Caramelo foi resgatado do telhado de uma casa quase 100% submersa, no bairro Mathias Velho, em Canoas, em maio. O animal ficou pelo menos 24 horas ilhado e foi sedado para ser retirado do local.
A operação de resgate dele foi acompanhado pelo Brasil. As imagens emocionantes mostraram o esforço do animal para sobreviver.
Emissoras de televisão acompanharam toda a operação.
Veja o desfile do cavalo durante a Expointer 2024:
Ver essa foto no Instagram
Assista o vídeo, novamente, para lembrar o resgate heroico de Caramelo:
Ver essa foto no Instagram