Só Notícia Boa
Comercial
Baseados em ipês, cientistas criam tratamento contra o câncer; eficaz e menos efeitos colaterais
6 de setembro de 2024
- Renata Dias
Cientistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) se inspiram nos ipês para criar novo tratamento contra o câncer. - Foto: UFC

O poder dos ipês. Cientistas brasileiros desenvolvem um tratamento contra o câncer com base nessa árvore nativa brasileira. Os novos compostos quimioterápicos prometem ser mais eficazes contra a doença e causar menos efeitos colaterais.

Essas moléculas são projetadas para atacar as células cancerígenas e preservar as células saudáveis do organismo. Algo totalmente inédito porque até então, os projetos existentes atacavam células doentes mas atingiam as sadias também.

O estudo é uma parceria da UFC, Universidade Federal do Ceará, com as universidades federais de Minas Gerais e Santa Catarina e da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Os estudos avançam e o foco agora é “criar novas estratégias para o combate ao câncer de próstata, ovário e mama”, disse Bruno Coêlho Cavalcanti, um dos pesquisadores.

Comercial

Ipês no tratamento contra o câncer

A pesquisadora Cláudia Pessoa e a equipe, do Laboratório de Oncologia Experimenta, utilizaram as propriedades características das moléculas do ipê para criar novas versões sintetizadas.

Professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, ela disse que os cientistas trabalham para criar um remédio para combater a doença.

“Os testes realizados até o momento foram in vitro. Ainda precisamos partir para os testes em modelos animais e em pessoas. Se os resultados forem promissores, será possível desenvolver um novo protótipo de fármaco para tratamento contra o câncer com menos efeitos colaterais para os pacientes”

A ideia é avaliar a eficácia e segurança do tratamento. Depois, será a vez dos estudos clínicos em humanos.

Leia mais notícia boa

Florada dos ipês

Os cientistas estão confiantes nos resultados positivos da pesquisa.

O ipê é uma árvore nacional e existe em praticamente todo país. Floresce de julho a setembro, e dá frutos em setembro e outubro. Isso varia conforme a região.

A madeira é bonita, marrom-oliva ou marrom-avermelhada e com veios resinosos mais escuros.  Mas são as flores que chamam a atenção.

Há ipês amarelos, brancos, rosas e roxos. Cada um tem sua temporada para florescer e sempre encantam com a beleza magistral.

As moléculas desenvolvidas a partir do conhecimento com os ipês ajudam cientistas brasileiros a desenvolver novo tratamento contra o câncer. - Foto: Jornal dos Carajás