Esse cadeirante começou a vida como vendedor na beira de estrada e hoje ele se tornou empresário bilionário dono de mais de 2 mil lojas de conveniência. Força de vontade é isso!
Lee Thiam Wah tinha o sonho de empreender. Ele começou cedo, vendendo lanches em uma barraca na beira da estrada na Malásia. As coisas sempre foram mais difíceis para ele, principalmente depois que contraiu poliomielite e perdeu o uso das pernas.
Mas mesmo com todas as dificuldades, Lee batalhou. “Ninguém me contraria devido à minha limitação física. Eu tive que me ajudar sozinho”, disse ele em entrevista à Forbes. Hoje, aos 60 anos, ele foi consagrado bilionário depois de sua empresa abrir capital em Kuala Lumpur, capital da Malásia.
Infância difícil
Lee nasceu na cidade de Klang, em 1964. Filho de um trabalhador da construção civil e uma vendedora ambulante, o pequeno tinha 11 irmãos.
As dificuldades eram várias. Lee, por exemplo, só foi para escola durante seis anos. O restante ele precisou trabalhar para ajudar nos custos de casa.
Com a poliomielite, as oportunidades eram poucas e ele tinha que se virar. Mas o destino reservava algo muito maior para esse sonhador.
Leia mais notícia boa
- Empresário doa bolsa integral de estudo para jovem que perdeu a perna em acidente
- Menino ganha ‘um dia de brinquedos’ após ajudar empresário; doou único dinheiro que tinha
- Empresário recompensa generosidade de menino que doou o único dinheiro que tinha
Início do império
Em 1987 ele abriu sua primeira mercearia. O negócio foi muito bom e, 10 anos depois, ele tinha 8 lojas com o nome Pasar Mini 99.
Os sonhos de Lee e da esposa de 44 anos, Ng Lee Tieng, começaram a se realizar. Daí para frente, eles iriam voar alto!
“O percurso de Lee é um exemplo inspirador para os proprietários de pequenas empresas, mostrando que, com determinação, perseverança e uma abordagem centrada no cliente, é possível expandir um negócio, mesmo a partir de origens humildes, disse Mohit Mirpuri, sócio e gerente da firma de investimentos SGMC Capital, de Singapura.
Novo bilionário
A rede cresceu tanto que se tornou o maior do seu gênero na Malásia. A 99 Speed Mart tem 40% de participação no segmento de minimercados e quase 15% entre todos os varejistas de produtos alimentícios do país.
Quando colocou a companhia no mercado de ações, vendendo cada uma delas por US$ 0,38, ele bateu o recorde do maior valor inicial de ações na Malásia em sete anos.
A fortuna do empresário agora está estimada em US$ 3,3 bilhões, segundo o Índice de Bilionários da Bloomberg.
E não para por aí. Lee também investiu em outros ramos e possui participações em várias empresas de capital fechado. Ele é o único franqueador do Burger King no país.
E foi assim, com muita resiliência, persistência e força de vontade, que esse vendedor cadeirante entrou para a seleta lista de bilionários do mundo!