Homem generoso doa herança que recebeu da mãe para vizinhos aleatórios
Um homem para lá de generoso surpreendeu a todos ao distribuir toda a herança que recebeu da mãe para vizinhos aleatórios da comunidade, por meio de uma votação.
Pesquisador em Liverpool, no Reino Unido, David Clarke perdeu sua mãe em um acidente de bicicleta, há 10 anos. Desde então ele queria fazer algo que falasse com os valores de sua mãe e teve essa ideia incrível
Ele doou simplesmente £ 100 mil – mais de R$ 775 mil. David quis democratizar a filantropia levando para as comunidades a decisão sobre o que fazer com o dinheiro que seria doado.
A perda da mãe
David ainda se recupera da perda da mãe: “A morte dela foi um choque devastador para mim”, disse o filho.
E ele seguiu os passos dela para tomar a decisão de doar a herança. “Ela tinha uma enorme consciência social e se interessava pelo mundo e como ele funcionava – muito da minha estrutura moral vem dela”.
E falou sobre acumular riqueza: “Não acredito em manter riqueza herdada, então passei muito tempo pensando sobre o que fazer com o dinheiro.”
Leia mais notícia boa
- Chefe dos sonhos dá US$ 50 mil para cada funcionário; compartilhou lucros
- Bilionário Warren Buffett vai doar 99,5% de sua fortuna para caridade
- Ney Latorraca deixa 4 apartamentos em doação para caridade; lenda da cultura
Como doou o dinheiro
David Clarke escreveu para 600 endereços próximos onde ele mora explicando e convidando as pessoas a indicarem para onde o dinheiro deveria ir.
Trinta e oito pessoas responderam. David selecionou 12 para formar um painel de tomada de decisão. Eles se reuniram em quatro sessões para deliberar e decidiram doar o dinheiro para quatro instituições de caridade.
Entre os beneficiados estão os filhos de Gemma O’Brien, de Blackpool. Eles são apenas uma das famílias ajudadas pela Team Oasis, uma instituição de caridade que se beneficiou da filantropia de David. (foto abaixo)
Orgulho pelo legado
Clarke diz que tem orgulho do legado de sua mãe.
“Não se trata apenas de financiamento. Trata-se de reconhecer o trabalho incrível que essas organizações de caridade estão fazendo e ampliá-lo. Ouvir as crianças brincando em novos equipamentos, famílias desfrutando de refeições frescas ou aprendendo sobre sustentabilidade, é uma sensação muito gratificante.
E ele explicou: “Este projeto não era apenas sobre £ 100.000. Era sobre mostrar o que é possível quando confiarmos nas comunidades para tomar decisões”.
É sobre desapego e amor ao próximo. Aplausos ao David pela atitude e pelo desprendimento do dinheiro!