2025 será um ano melhor! A maioria dos brasileiros está otimista
2025 pode ser a virada de chave. A maioria dos brasileiros está otimista em relação ao ano novo que começou: 75% acreditam que a vida pessoal e a situação familiar vão melhorar de forma significativa, de acordo com o levantamento feito pela Febraban.
Mesmo após um ano desafiador, 80% dos brasileiros ainda avaliam que no ano passado a vida pessoal e familiar melhorou (46%) ou ficou igual (34%).
Emprego e renda foram as áreas mais bem avaliadas com 23% dos entrevistados, seguida por saúde (9%) e educação (7%). Ainda sim, 67% dos brasileiros acreditam que a inflação vai continuar aumentando, trazendo desafios econômicos quanto aos custos dos dia a dia para se viver com qualidade.
Otimismo na área de tecnologia
A pesquisa do RADAR FEBRABAN foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) com 2 mil pessoas em cinco regiões do País.
Para os ouvidos, existe um equilíbrio entre desafios e oportunidades.
68% dos brasileiros acreditam que a inteligência artificial irá reduzir propostas de empregos, porém, 46% dos brasileiros vêem na tecnologia novas profissões para o futuro.
Leia mais notícia boa
- Como acertar suas finanças para começar 2025 no azul; 6 dicas
- Feriados de 2025; veja quando serão e programe seus passeios
- Previsões apontam que 2025 será um ano de transformações; Astrologia, Numerologia e Horóscopo Chinês
Resolver problemas pessoais
Olha que interessante! 82% dos brasileiros planejam resolver seus problemas pessoais em 2025.
Esse índice chega a ser superior à média global que é de 75%.
Esses dados mostram que a constante busca pela felicidade continua no novo ano.
Sobre a economia e consumo
Apesar do otimismo em relação às outras áreas, a alta dos preços e a inflação continuam tirando o sono de muitas pessoas.
73% dos brasileiros acreditam fielmente que os preços vão superar seus salários.
“De um lado, o período que se encerra teve um viés positivo para as pessoas e as famílias, com a alta do emprego, mas também foi influenciado negativamente pela seca, queimadas e pelo noticiário de alta da Selic, dos juros e da inflação”, aponta Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipesp), que aplicou o levantamento.
Saúde e bem-estar
Sobre a saúde física e mental, 81% dos brasileiros acreditam que a saúde física será melhor em 2025.
Com o mesmo sentimento de otimismo, 79% acreditam nessa mesma premissa em relação ao novo ano sobre a saúde mental.
Além dos dados apresentados pela Febraban, houve mais de 1 mil entrevistados para estudos, na faixa etária entre 18 e 74 anos. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, informou a Carta Capital.
Oportunidades e transformações
Apesar do cenário desafiador, o brasileiro acredita que o ano novo será cheio de possibilidades e demonstra um otimismo renovado.
Embora a economia ainda traga incertezas, a busca por uma vida mais feliz e realizada é mais forte do que nunca.
É momento de renovar a esperança e agir para transmutar, fazer diferente com coragem, fé e determinação. Bora que 2025 já começou!