Fernanda Montenegro se declara a Fernanda Torres após O Globo de Ouro; ‘Feliz de ter vivido para isso até agora’
Extremamente emocionada, com a voz embargada, a atriz e imortal da Academia Brasileira de Letras, Fernanda Montenegro, de 95 anos, fez uma declaração de amor à filha Fernanda Torres pelo prêmio no Globo de Ouro. Sensível e delicada, declarou que a vida é feita de sonhos que devem se realizar. Na premiação, Fernanda dedicou o troféu à mãe.
“Estou muito feliz de ter vivido para isso até agora. Continuamos. O palco continua. A interpretação do ser humano com total liberdade continua. No teatro, por atores e atrizes”, disse Fernanda Montenegro.
A mãe coruja tentou medir as palavras, mas disse que, desde criança, Fernanda Torres demonstrava o grande talento. “Eu sabia que ela ia ganhar por que mistério, esse não sei, mas eu sabia que minha filha ia ganhar esse prêmio (de melhor atriz).”
Sensibilidade e talento no sangue
Em entrevista à GloboNews, Fernanda Montenegro se referiu à filha como “grande atriz brasileira”. “Fernanda é comprovadamente escritora e cronista respeitada. Lida. O prêmio da Golden Globe pontua, reconhece e ilumina essa grande atriz brasileira que é Fernanda Torres”, disse ela. “Fato difícil de alcançar. Sei na pele’
Fernanda Montenegro se referiu à indicação que recebeu por sua atuação em “Central do Brasil”, em 1999, mas acabou não conquistando a premiação. Cate Blanchett venceu por sua atuação em “Elizabeth”.
“Como artistas criadores, somos representantes de uma cultura altamente referencial, mas abaixo da linha do Equador. De vez em quando nós conseguimos atravessar essa linha e temos o reconhecimento internacional do nosso talento amplo e irrestrito”, disse a mãe, a atriz que é a grande dama da dramaturgia brasileira.
Leia mais notícia boa
- Fernanda Torres: a elegância da brasileira no discurso do Globo de Ouro; vídeo
- Comemoração de Fernanda Montenegro emociona na vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro; vídeo
- Fernanda Torres vence Globo de Ouro e se torna a 1ª artista brasileira a conquistar o prêmio
Melhor atriz
Com o Globo de Ouro, Fernanda Torres se tornou a primeira artista brasileira a receber o prêmio por sua atuação em “Ainda Estou Aqui” – um filme que retrata parte da história do Brasil durante a ditadura, abordando o desaparecimento do deputado Rubens Paiva e a luta de sua família.
A brasileira desbancou atrizes consagradas, como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet. Anteriormente, além de Fernanda Montenegro, foram indicados Sonia Braga e Wagner Moura.
No domingo (5), durante a premiação, a própria atriz Fernanda Torres, ao ouvir seu nome, pareceu não acreditar. Até então, afirmava que a indicação, por si só, já era um prêmio. “Foi um ano incrível para o desempenho de tantas atrizes aqui, que eu admiro tanto.”