Só Notícia Boa
Comercial

Cometa mais brilhante de 2025 aparecerá no céu esta semana: veja como observar

Vitor Guerras
13 / 01 / 2025 às 07 : 04
O cometa C/2024 G3 ATLAS brilha no céu a partir de hoje e promete ser o mais brilhante de 2025. Foto: - Nazarii_Neshcherenskyi/Shutterstock
O cometa C/2024 G3 ATLAS brilha no céu a partir de hoje e promete ser o mais brilhante de 2025. Foto: - Nazarii_Neshcherenskyi/Shutterstock

Prepara-se para ver o cometa mais brilhante de 2025. O ATLAS (C/2024) G3 estará visível esta semana aqui no Hemisfério Sul. Torça para fazer tempo bom aí onde você está.

O cometa poderá ser visto a partir desta segunda, 13, quando vai alcançar o periélio, o ponto mais próximo do Sol e poderá ser visto, a olho nu. Como assistir?

O astro deve dar o ar da graça logo após o pôr do sol, no horizonte oeste e, a cada noite, vai estar um pouco mais alto no céu. Para uma melhor observação, procure locais com baixa iluminação artificial.

Comercial

Como e onde observar

Durante as primeiras noites, o ATLAS (C/2024) G3 aparece próximo à constelação de Capricórnio.

Conforme os dias passam, o cometa ganha altitude no céu e isso vai facilitar, ainda mais, sua observação.

Objetos como binóculos ou pequenos telescópios podem potencializar a visualização do fenômeno e tornar a experiência mais impressionante.

Leia mais notícia boa

G3 é especial

Descoberto em 2024, o ATLAS (C/2024) G3 é especial, justamente por ser um dos mais brilhantes que vão passar esse ano.

O nome revela detalhes de sua descoberta: ele foi identificado em abril de 2024 pelo sistema ATLAS, uma rede que identifica corpos celestes próximos à Terra.

Desde sua descoberta, diversos astrônomos observam o astro, esperando que ele atinja um brilho intenso. Finalmente vai acontecer agora!

O que é um cometa

Segundo o site The Planetary Society, cometas são pequenos mundos de rocha e gelo de formato irregular que sobreviveram à formação do Sistema Solar.

Semelhantes aos asteroides, porém mais gelados, os cometas se aquecem quando se aproximam do Sol e, ao expelirem gás e poeira, ganham as famosas “caudas brilhantes.

O G3 ATLAS vai aparecer no horizonte oeste, logo após o pôr do sol. - Foto: NASA / JPL-Caltech
O G3 ATLAS vai aparecer no horizonte oeste, logo após o pôr do sol. – Foto: NASA / JPL-Caltech
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial