País combate golpes de estelionatários contra idosos usando vovó criada por IA
A luta contra criminosos no Reino Unido ganhou um reforço bastante inusitado: Daisy, uma vovó criada por inteligência artificial (IA) que protege idosos contra golpes. Demais!
Desenvolvida por uma equipe criativa, Daisy conversa com os ladrões e os mantém ocupados, evitando que outras pessoas sejam vítimas de estelionatários. A iniciativa surgiu em um momento em que uma em cada cinco pessoas no país relata ligações suspeitas.
“Temos investido muito na luta contra fraudes e esta campanha demonstra até onde estamos dispostos a ir para manter nossos clientes seguidores. Ela é nossa arma secreta contra golpistas – indistinguível de uma pessoal real, uma IA escondida à vista de todos, dedicada a desperdiçar o tempo dos fraudadores”, disse Simon Valcarcel, diretor de marketing da Virgin Media O2.
Como funciona
Daisy foi desenvolvida com tecnologia de ponta e tem uma personalidade convincente. A IA consegue contar histórias cheias de detalhes, capazes de entreter qualquer um por um longo tempo.
Além de interagir em tempo real, Daisy simula conversas, fornece informações falsas e até inventa dados bancários. Demasi!
Durante as interações, a vovó conseguiu manter os golpistas ocupados por até 40 minutos, tempo muito precioso que poderia ser usado para prejudicar outras pessoas.
Leia mais notícia boa
- Inteligência Artificial do WhatsApp vai ganhar novas funções, veja quais são
- Novo golpe do Pix falso; veja como se proteger e o que fazer se cair!
- Motoboy impede que idosa caísse no golpe do cartão de crédito: “não vou levar”
Combate ao crime
A campanha foi idealizada pela empresa de telecomunicações O2. Foi desenvolvida em parceria com especialistas em fraudes.
Para criá-la, foram usados vários modelos generativos avançados e sua voz foi inspirada na avó de um dos criadores.
Conscientização a população
Nas redes, Daisy “protagonizou” vários vídeos em que aparece confundindo os golpistas.
A ação serve para conscientizar a população sobre os riscos das fraudes e da importância de denunciar essas tentativas de golpes.
Para aumentar a segurança ainda mais dos clientes, a O2 também tem bloqueado milhões de textos e chamadas fraudulentas antes mesmo de chegarem aos clientes.
No Reino Unido, a campanha já é tida como um sucesso, principalmente pelo público mais velho.