Só Notícia Boa
Comercial

ONG reúne cães e tutores com lábios leporinos para ajudar na autoestima; ‘há uma ligação’

Vitor Guerras
08 / 02 / 2025 às 10 : 26
Segundo a diretora da ONG, reunir os cães e tutores que tem lábios leporinos, ajuda a salvar vidas. - Foto: Reprodução/Publico
Segundo a diretora da ONG, reunir os cães e tutores que tem lábios leporinos, ajuda a salvar vidas. - Foto: Reprodução/Publico

Uma ONG norte-americana trabalha para unir cães e tutores que têm lábios leporinos. Além de fortalecer a autoestima dos tutores, a organização encontra lares para os cachorrinhos rejeitados.

A Cleft Rescue Unit resgata filhotes com fissuras faciais, normalmente rejeitados em feiras de adoção. Localizada em Rochester, Nova Iorque, a instituição já realizou vários encontros.

Kynlee, uma garotinha de 10 anos, percebeu que era diferente desde cedo. Nascida com fissura labial bilateral, ela notava os olhares curiosos dos amiguinhos. Quando sua mãe, Kimberly Rogers, descobriu a Cleft, a vida da filha mudou! “Eles adoram que os cachorros se pareçam com eles. É realmente muito especial”, disse Lindsay Weisman, fundadora e diretora da organização.

Comercial

Condição difícil

Os lábios leporinos afetam tanto humanos quanto cães e ocorrem quando a formação da boca é interrompida durante a gestação.

Nos filhotinhos, a condição dificulta a amamentação e exige cuidados especiais. Assim, a Cleft Rescue Unit resgata cachorros de criadores e clínicas veterinárias de todo o país.

Lá, os filhotes recebem todo o suporte necessário até estarem saudáveis. Depois, são encaminhados para adoção.

“Se esses filhotes não forem retirados das mães e alimentados por sonda, não sobrevivem”, explicou Lindsay.

Leia mais notícia boa

“Algo a se identificar”

Kynlee era alvo de olhares indiscretos devido à sua condição.

Certa vez, perguntou à sua mãe por que era diferente. Como forma de ajudar a filha, Kimberly encontrou a instituição e adotou Tennessee, um filhote da raça Boston Terrier.

O vínculo entre os dois foi imediato. Detalhe: ambos fazem aniversário no dia 4 de junho!

“Tenne é exatamente como ela. Isso dá algo a ela com que ela pode se identificar. Ela não está mais sozinha”, disse a mãe.

Conexão forte

Outro caso inspirador é o de Randy Urbay, de 22 anos, que tem uma condição genética rara que afeta o desenvolvimento do rosto e do crânio.

Sua mãe, Elsie Garcia-Urbay, encontrou a Clef Rescue Unit enquanto procurava um cachorro para adoção. Logo se encantou por Leo, um cocker spaniel com lábios leporinos.

“Ele era simplesmente lindo. Quando as pessoas olham para o Leo e para o Randy, veem além das diferenças.”

Segundo a mulher, que vive na Flórida, o cãozinho ajudou a aumentar a confiança do filho tanto, que ele está sendo treinado para se tornar um cão de terapia.

Nova perspectiva

Segundo Lindsay, o trabalho da ONG é importante porque apenas o contato dos tutores com os cães já é transformador.

“Se não fossem essas novas famílias, muitos desses bichinhos poderiam ser sacrificados”, explicou a diretora.

“A nossa missão é combinar as duas comunidades com lábios leporinos: a comunidade humana e a comunidade canina”, finalizou.

Os bichinhos são adotados por meio de feiras de adoção. Gracinha! - Foto: Reprodução/Publico
Os bichinhos são adotados por meio de feiras de adoção. Gracinha! – Foto: Reprodução/Publico
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial