Só Notícia Boa
Comercial

Jovem com paralisia cerebral é aprovado em universidade prestigiada e comemora; vídeo

Renata Dias
21 / 02 / 2025 às 07 : 54
O jovem Benjamín Rivas, de 18 anos, desafiou o diagnóstico de paralisia cerebral e foi aprovado para engenharia de informática na prestigiada Universidade de Biobío, no Chile. - Foto: O Mostrador
O jovem Benjamín Rivas, de 18 anos, desafiou o diagnóstico de paralisia cerebral e foi aprovado para engenharia de informática na prestigiada Universidade de Biobío, no Chile. - Foto: O Mostrador

Uma vitória celebrada pelo país inteiro, foi assim com Benjamín Rivas, de 18 anos. O jovem, com paralisia cerebral, foi aprovado em engenharia de informática na Universidade BioBío, bastante prestigiada no Chile. A comemoração dele é emocionante.

Com uma das maiores pontuações entre 300 mil estudantes, que prestaram o exame nacional no país – o equivalente ao Enem no Brasil -, Benjamín foi parabenizado até pelo presidente do Chile, Gabriel Boric, que o convidou para tomar um café da manhã na sede do governo, em Santiago.

“Não importa as dificuldades que existam, se você for perseverante e constante, bons resultados virão”, afirmou o estudante.

Comercial

Nervosismo e emoção

Benjamín e mais 40 jovens, que também conquistaram pontuações elevadas nas provas, foram convidados para um café da manhã com o presidente, no Palácio de La Moneda, sede do governo chileno, em Santiago.

Benjamín é só alegria. Ele e os avós vivem em Curanilahue, uma pequena cidade, e é o orgulho da família. Extremamente dedicado, o rapaz jamais deixou que as limitações físicas bloqueassem seus planos, segundo El Mostrador.

Porém, admitiu que quase gabaritar a prova de matemática foi uma surpresa. “Sempre busquei obter a nota mais alta, mas não esperava por isso”, disse o estudante. A avó Cecília Roa disse: “Estou muito feliz por ele, merece.”

Leia mais notícia boa

No Brasil, vários exemplos

Recentemente, o Só Notícia Boa mostrou a história de Guilherme Isaque de Souza Ferreira, também de 18 anos, que emocionou o Brasil.

Assim como Benjamín, Guilherme tem paralisia cerebral e conquistou uma vaga para Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Também mostramos a trajetória de Júlia, com paralisia cerebral, que acaba de se formar em Direito e prepara-se para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bastante concorrida e considerada desafiadora.

Jovens que não se limitam a diagnósticos! Um “viva” a todos eles!

Benjamín foi criado e vive com os avós no interior do Chile. Foto: PAES
Benjamín foi criado e vive com os avós no interior do Chile. Foto: PAES

Veja a comemoração de Benjamín e dos amigos, no Chile:

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial