Só Notícia Boa
Comercial

Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Renata Dias
24 / 02 / 2025 às 11 : 18
Rafael é filho de pedreiro e foi aprovado em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Roraima - Foto: arquivo pessoal
Rafael é filho de pedreiro e foi aprovado em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Roraima - Foto: arquivo pessoal

A vida pode surpreender de formas inesperadas e as conquistas chegam para quem batalha. É o caso do Rafael Vieira, de 18 anos, que superou desafios e foi aprovado no cargo mais concorrido do concurso do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Filho de um pedreiro, ele dividia o tempo entre os estudos e o trabalho na construção civil e agora comemora a aprovação em primeiro lugar.

Desde os 10 anos, Rafael ajudava o pai no ofício, mas, aos 16, decidiu que queria um futuro diferente. Em 2022, ele fez o primeiro concurso, mas não passou. Determinado a mudar de realidade, ele aprimorou os métodos de estudo, seguindo orientações específicas e investindo em revisão e aprendizado estruturado. E deu muito certo!

“Ele competiu com milhares de pessoas formadas em Direito, Engenharia, Administração… Talvez ele nem tenha noção da grandeza dessa aprovação, que foi a mais concorrida dos últimos 10 anos”, contou o professor José Maria Neto, que ajudava Rafael.

Comercial

Como estudou

Natural de Rorainópolis, Rafael sempre estudou de forma remota, com persistência e o apoio dos pais.

O esforço dele valeu a pena: o jovem  conquistou a aprovação no cargo de Técnico Judiciário, o mais disputado do concurso, que contou com mais de 20 mil inscritos.

Agora aprovado, ele já tem um novo sonho em mente.

Leia mais notícia boa:

Novo sonho

Atualmente, Rafael cursa o segundo semestre de Administração, mas não pretende parar. Ao contrário.

Ele tem um novo objetivo, que é conquistar uma vaga no Ministério Público da União (MPU) e, futuramente, o cargo de auditor fiscal.

Para os jovens que enfrentam dificuldades, ele deixa um recado inspirador:

“Acreditem nos estudos. Eles têm o poder de mudar nossas vidas. Eu decidi quebrar um padrão e sei que outros também podem fazer isso”, falou o jovem ao Folha BV.

Apoio da família

A mãe de Rafael, Alexandra Vieira, foi uma das maiores incentivadoras do jovem.

Ela chegou a deixar de lado o próprio sonho de prestar concursos para apoiar o filho.

“Eu sempre disse a ele que continuasse estudando, que Deus estava conosco e que ele iria mais longe do que seus pais. Foi um momento muito especial para nós”.

Que vitória!

A mãe de Rafael, Alexandra Vieira, abriu mão de seu próprio sonho de prestar concursos para apoiar o filho. - Foto: Nilzete Franco/FolhaBV
A mãe de Rafael, Alexandra Vieira, abriu mão de seu próprio sonho de prestar concursos para apoiar o filho. – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial